Porque o Brasil é o país do futebol? Copas ganhas e gosto brasileiro

Dentre as diversas atribuições que se dão ao Brasil uma delas é que o é o país do futebol. Isso tem a ver com as várias conquistas de campeonatos mundiais de futebol que o país conseguiu ou há outro fator para explicar esse suposto título?

Dentre as diversas atribuições que se dão ao Brasil uma delas é que o é o país do futebol. Isso tem a ver com as várias conquistas de campeonatos mundiais de futebol que o país conseguiu ou há outro fator para explicar esse suposto título?

Será que existe alguma razão lógica para o futebol fazer tanto sucesso por aqui? Por que o brasileiro padrão gosta tanto de futebol e se importa tanto com times em detrimento a outras coisas mais importantes?

O Brasil já disputou muitas copas do mundo de futebol é o país mais bem sucedido em termos de conquistas do campeonato mundial de futebol, quais as copas a seleção brasileira de futebol ganhou e onde esse campeonato foi disputado quando o Brasil sagrou se campeão?

// Respostas

Acho que isso tem a ver um pouco com a propaganda ou com a mídia de uma maneira geral. Acho que o Brasil foi construído assim pelos meios de comunicação. É verdade que o país tem um importante legado no que diz respeito a conquistas do campeonato mundial de futebol ou copa do mundo, mas acho isso muito pouco para colocar o Brasil nesta posição.

O futebol no país é relativamente fraco com jogos pouco atrativos e muito longe de ser chamado de espetáculo. Os melhores jogadores estão no exterior e pouco se investe em futebol aqui. O que existe é uma euforia de muitos com futebol, mas de euforia outros países também são fortes.

Por que o brasileiro gosta tanto de futebol?

Muitos podem ser os fatores que levam as pessoas no Brasil a gostar tanto de futebol, talvez pelo fato de ser um esporte simples de ser jogado e isto pode ter atraído muitas pessoas lá atrás. Também colabora o fato do Brasil não ter outro esporte de grande apelo popular e embora atualmente existam alguns, mas no passado praticamente não existia e talvez com isso ocorreu uma grande concentração de pessoas para o futebol que foi vendido para todos como praticamente um esporte de peso aqui no Brasil.

Uma vez que se tornou popular, ele mesmo acabou influenciando as pessoas e isso foi passado de pai para filho.

Quais copas o Brasil ou a seleção brasileira de futebol ganhou?

A seleção Brasileira de futebol já foi campeã do mundo 5 vezes desde o campeonato mundial de futebol foi criado no ano de 1930. O Brasil tem como principal característica e também o fato de ter participado de todas as copas do mundo. Os cinco títulos que a seleção brasileira de futebol venceu foram as seguintes:

  • Em 1958 na Suécia o Brasil sagrou se campeão pela primeira vez ao derrotar a Suécia no final por 5 a 2.
  • Em 1962 no Chile a seleção Brasileira foi campeã pela segunda vez ao derrotar a Tchecoslováquia por 3 a 1 na final.
  • Em 1970 no México Brasil seria tri campeão mundial de futebol ao derrotar a Itália por 4 a 1 na última partida
  • Em 1994 nos Estados Unidos no Brasil sagrou se tetra campeão mundial de futebol depois de empatar com a Itália no tempo normal de vencer nos pênaltis a decisão da copa do mundo dos Estados Unidos.
  • Em 2002 no Japão o Brasil venceu pela quinta vez copa do mundo de futebol ao derrotar Alemanha por 2 a 0 na partida final.
Porque a copa do mundo de futebol foi criada?

A Copa do Mundo foi criada com o objetivo de fazer jogos internacionais, ou seja, jogos de países com países, e não de jogos apenas nacionais. Viu-se a necessidade de se ter mais espectadores, e é por isso que a Copa do Mundo é comparada com os Jogos Olímpicos. Foi a partir desses jogos internacionais que a 'Taça do Mundo' ganhou a grande importância que se tem hoje em dia.

Sara Andrade - Fortaleza