Porque a internet foi criada e qual era o objetivo? E no Brasil como foi?

Porque a internet foi criada e quem é o criador da internet no Brasil? Quando a internet lançada ou mundialmente conhecida por todos? Vejas as respostas a essas perguntas aqui.

Pergunta 1:

A internet mudou a vida e os hábitos de muitas pessoas, trouxe inúmeras vantagens e oportunidades. Mas Porque a internet foi criada? Qual era o objetivo dos criadores da internet?

A internet foi criada a partir de algum projeto ou foi a evolução natural da tecnologia ao longo dos tempos? Quando a internet foi criada e por quê? Quais argumentos que justificaram a criação desta rede que hoje conectando pessoas no mundo inteiro?


Pergunta 2:

Queria saber quem foi o criador da internet aki no brasil qual o nome dele a idade quais suas outros trabalhos e de onde ele era?

Matheus Valentim - Guarulhos/SP


Pergunta 3:

Bom eu queria saber quando foi que a internet foi mundialmente conhecida por todos e se para o inventor foi um impacto muito grande ???? e se ele esperava tudo isso até o dia de hoje ???

Gabriele Faleta - BAHIA-SALVADOR

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Primeiro é preciso diferenciar internet de web. A internet foi criada dentro do departamento de defesa dos Estados Unidos e tinha de certa forma um propósito um pouco estratégico. Contribui também para sua evolução os projetos acadêmicos e as pesquisas que eram tão comuns entre universidades. Neste caso não podemos dizer que a internet foi criada, mas que ela foi evoluindo diversos modificações significativas.

A web foi criada a partir de um projeto do físico inglês Tim Berners Lee que projetou um ambiente composto por uma linguagem chamada de HTML, um servidor web e um navegador que usava a linguagem HTML para ter acesso de compartilhar as informações entre computadores ligados na rede da internet. Portanto a web partiu de um projeto que podemos dizer que ela foi criada. Neste sentido é importante dizer que a criação de web, assim como da internet tinha propósitos bem diferente do que usamos hoje, já que se imaginava que ela seria usada para fins de pesquisa, troca de informações entre pesquisadores e funções estratégicas de governo.

A internet foi criada para não ser o que ela é hoje (definição minha), isto é, a internet tornou-se totalmente diferente dos rumos traçados inicialmente para a ela. A internet foi criada ou deu seus primeiros passos no período da guerra fria entre os Estados Unidos e A União Soviética. Neste período os EUA criaram uma rede que foi chamada de ARPANET. Esta rede tinha como ponto principal uma estratégia de manter informações descentralizadas. Se um importante órgão fosse atingido, as informações estariam protegidas por cópias em outros locais.

Porque a internet foi criada? Porque os americanos queriam proteger suas informações e criar estratégias. Mas isto não se compara com o que chamamos internet hoje. A internet evoluiu e hoje é a rede mundial de computadores, ligando pessoas no mundo inteiro.


Resposta para a pergunta 2:

No Brasil a internet não foi necessariamente criada, pois ela já existia. O que aconteceu aqui e em várias partes do mundo foi que o país ou algumas instituições aqui no Brasil passarama usar a internet ou a começar sua implantação e desenvolvimento por aqui. No início, a internet estava muito restrito a pesquisadores ou a professores das universidades.

Reza a história que foi na Universidade de São Paulo - USP que ocorreu os primeiros esforços na criação da rede que ligaria a comunidade acadêmica, isto teria acontecido em 1987. Já em 88 houve as primeiras conexões feitas do Brasil para o exterior, sendo a primeira do LNCC - Laboratório Nacional de Computação Científica ligando com a Universidade de Marylan nos Estados Unidos e depois com a Fapesp - Fundação de Pesquisa do Estado de São Paulo com Fermilab - Fermi National Accelerator Laboratory, também nos Estados Unidos.

Após esses feitos outras universidades também passaram a usar a internet sempre no sendo de trocar informações com a comunidade científica e acadêmica. A internet comercial como conhecemos hoje começou no Brasil por volta de 1995 e ai não parou mais.

Você pode conferir a história completa aqui https://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet_no_Brasil


Resposta para a pergunta 3:

Para responder sua pergunta é importante considerar que a internet foi sendo descoberta aos poucos, isto porque não houve um lançamento oficial da internet, nem anúncio na capa da Revista Time ou do The New York Times.

A internet foi sendo construída de forma gradual e de avanço em avanço. Quando surgiu o projeto da web, que em certo sentido é diferente de internet, ainda assim não houve grande impacto, pois era uma tentativa que ninguém saberia se daria certo, provavelmente o próprio criado r da web, Tim Bernes Lee tenha tido esta mesma convicção.

Desta forma é difícil dizer em que momento a internet passou a ser conhecida por todos, até porque acredito que isto ainda não existiu em termos mundiais. Temos de levar em consideração que em muitos lugares as pessoas estão mais preocupadas em tentar descobrir o que vão comer amanhã (se é que vão comer), do que entender essa tal de internet ou de web que pode ser muito legal para muitos, mas não traz comida para elas.

Acho que por volta do ano de 1995 foi o momento em que nós os brasileiros e boa parte do mundo tomou conhecimento da internet, que foi quando ela tornou-se comercial.  Neste momento ou a partir desse momento é que houve um interesse maior pela invenção e tanto empresas como as pessoas começaram a dedicar dinheiro e tempo, respectivamente, para tornar o que é hoje a internet.


Resposta para a pergunta 4: