Porque a escovação dos dentes ajuda a prevenir cáries? Melhor escova

Qual a explicação da necessidade de escovar os dentes no sentido de prevenir a cárie? É o creme dental que usamos ou é a escova que garantem a proteção contra a cárie e outros problemas que temos na boca, como caso do tártaro entre outras?

Pergunta 1:

Qual a explicação da necessidade de escovar os dentes no sentido de prevenir a cárie? É o creme dental que usamos ou é a escova que garantem a proteção contra a cárie e outros problemas que temos na boca, como caso do tártaro entre outras?


Pergunta 2:

Escova de dente é tudo igual ou existe algum tipo que é melhor? Basicamente encontramos escovas de fios mais duros e outros macios, é verdade que os duros limpam mais os dentes? Qual tipo de escola é melhor para uma boa escovação e conservação dos dentes?


Pergunta 3:

Existe algum método eficiente para escovar os dentes que pode evitar cáries e outros problemas de saúde bucal? Como proceder de forma sistemática para escovar os dentes corretamente desde crianças até pessoas adultas?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

É uma boa pergunta e eu vou tentar responder do melhor jeito possível.O creme dental e a escova juntos tiram da boca restos de alimento e bactérias que os decompõe e formam o mau cheiro (bafo) na boca.Assim,evita-se que seus dentes apodreçam e/ou criem cáries(que nada mais é que as bactérias decompondo seus dentes e "defecando".

Cliobe - praia grande,sp


Elimina ácidos, componentes e resíduos da matéria e sua proliferação previstos danos. Fortalece arcária com crescimento do aspecto branco inibindo possíveis dores futuras e mal estar no dia a dia gerando uma vida saudável e tranquila. Portanto na precaução adequada, constante, eficiente constitui, limpa e previne danos irreversíveis anulando fatores irregulares.

Felipe Pereira da Silva - Boa Vista


Resposta para a pergunta 2:

Eu sempre achei que escova macia era melhor, pois ela é mais flexível e portanto poderia adaptar melhor ao formato dos dentes limpando melhor inclusive as regiões mais difíceis. Outros acreditar que a escova dura é mais resistentes e portanto faria uma limpeza melhor, mas tudo isso são hipóteses.

Recentemente minha dentista fez uma recomendação com uma explicação mais técnica que faz bastante sentido. Primeiro ela recomendou que eu comprasse uma determinada escova da uma marca Suiça chamada Curaprox. Segundo ela o modelo que ela recomendou teria um grande diferencial em relação aos modelos tradicionais por ter mais fios na escova. De fato percebi que há uma quantidade enorme de fios nela e se comparada com as escovas tradicionais e perceptível a diferença. Segundo ela este tipo de escova, que não precisa ser desta marca, limpa melhor os dentes por ter mais fios em ação e assim uma única passada teria um resultado mais efetivo do que as tradicionais.

Como escovar corretamente

Mas acredito que mais importante que a marca da escova é na verdade o processo de escovar corretamente os dentes. Para isso algumas técnicas podem ser empregadas considerando qualquer que seja o tipo da escova que você estiver usando.


Resposta para a pergunta 3:

Esta é uma daquelas perguntas que todas as pessoas deveriam fazer constantemente, pois a saúde bucal é de extrema importância. O assunto também é pouco comentado e por isso faz-se necessário estar atento.

Quando escovar?

O primeiro ponto de um método eficiente é escovar sempre os dentes. Não adianta usar o melhor método do mundo uma única vez por dia. Então a recomendação é escovar os dentes sempre após as refeições, isto inclui o café da manhã, o lanche da tarde, as refeições normais e também a escovação antes de dormir.

Qual o melhor método?

Além da frequência de escovação acima descrita, há também a forma correta de posicionar a escova que deve ser em um ângulo de 45º e usar os movimentos como se você estivesse raspando os dentes de cima para baixo na parte superior e de baixo para cima na parte inferior.