Porque a educação é tão importante para as pessoas?

Qual é a real importância que a educação tem na vida das pessoas de uma maneira geral? Porque ela é tão importante que se existe algum indicador que mostre que uma sociedade com maior acesso à educação é mais desenvolvida

Pergunta 1:

Qual é a real importância que a educação tem na vida das pessoas de uma maneira geral? Porque ela é tão importante que se existe algum indicador que mostre que uma sociedade com maior acesso à educação é mais desenvolvida você tem melhores formas de vida do que outros que não têm acesso?


Pergunta 2:

Porque educação no brasil é tão difícil, é devido os brasileiro não ter o conhecimento, de seus direitos e leis. Por isso que a educação é difícil no Brasil?

Cristiane - Pernabuco

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

A educação ela é importante para as pessoas porque sem ela corremos um sério risco de cometer muitos equívocos, injustiças e ainda de não exercermos corretamente o nosso papel de cidadão dentro da sociedade. A definição de educação é muito ampla é muito difícil de ser feito em poucas palavras, mas acredita se que a educação esteja relacionada com absolutamente tudo que fazemos e desta forma quanto mais educado formos, no melhor sentido da palavra, mais condição teremos que compreender o contexto em que estamos inseridos e o nosso papel no sentido de fazermos algo por nós mesmos e pelas pessoas que estão em volta, entre tantas outras definições que poderiam ser dadas.

A educação é importante para as crianças, jovens e adultos. Existe um erro no Brasil de pensar que estudar é para crianças no máximo jovens, existindo uma idade limite e quem não estudou até ali não adianta estudar mais. O problema é que muitas gente associa os estudo com trabalho e ganhar dinheiro, mas a educação não está relacionada só isso e ela deve ser uma preocupação inclusive de adultos e pessoas na terceira idade.

Através da educação compreendermos melhor nós mesmos, nosso contexto imediato é o mundo em que vivemos e isso de extrema importância para a nossa vida é a vida de outras pessoas.

Diferença de escola e educação

Para concluir a resposta é preciso deixar claro que há uma sensível diferença entre escola e educação, pois para muitas pessoas pode parecer que é a mesma coisa.

Na verdade a escola é talvez o principal instrumento para o desenvolvimento da chamada educação formal e quando digo escola estou me referindo ao termo na sua forma mais ampla possível.

Já a educação não está presa na escola e ela pode e deve ser desenvolvida em qualquer lugar e a todos os momentos. Desta forma ela assume um papel amplo demais e não podemos negligenciarmos nunca o fato de estarmos lidando com educação a todo momento.


Resposta para a pergunta 2:

Não acho que a educação seja tão difícil assim, mas concordo que a falta da educação dificulta o acesso e o entendimento dos direitos e deveres das pessoas. Por que acho que a educação não é difícil? Três razões:

Primeiro porque ela está disponível para qualquer pessoa, inclusive de graça. A educação formal é obrigação do estado e direito das pessoas, então qualquer pessoa que deseja estudar, encontrará escolas públicas que proporcionarão o devido acesso aos estudos.

Segundo porque as pessoas tem tempo para isso. Alguém poderia dizer: eu não tenho. Pode ser que alguns não tenham mesmo, mas a maioria tem, afinal se não estão estudando estão vendo novelas, futebol ou fazendo festas. Troque isso pela educação.

Terceiro que a educação precisa acontecer o tempo todo e não apenas dentro de uma escola. É preciso ler constantemente, questionar, discutir e participar de ações na comunidade onde vive. Todo esse processo faz parte da educação.

Educação não é difícil, mas a falta dela dificulta muito a vida das pessoas.