icone

Por que o Brasil não é desenvolvido?

Varias pessoas dizem que o Brasil e pouco desenvolvidos,qual e a diferença entre ele e os estados unidos da América?o que tornou o Brasil menos desenvolvidos? e quais são as 5 maiores teorias que tornou os (EUA)mais desenvolvidos que o Brasil

 

varias pessoas dizem que o Brasil e pouco desenvolvidos,qual e a diferença entre ele e os estados unidos da América?o que tornou o Brasil menos desenvolvidos?

e quais são as 5 maiores teorias que tornou os (EUA)mais desenvolvidos que o Brasil.

marcia – rio de janeiro

// Respostas

Não é possível fazer afirmações muito concretas a respeito das razões pelas quais o Brasil não é tão desenvolvido economicamente ou socialmente como outros países do chamado primeiro mundo, como é o caso dos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, entre outros. Há muitas especulações e teorias, mas se comparado com os EUA é possível percebermos algumas diferenças que talvez fundamentaram o desenvolvimento maior por lá do que aqui.

Eis algumas teorias:

Protestantismo versus catolicismo

Os EUA foram tiveram uma fortíssima influência do protestantismo que tinha uma visão muito diferente em relação ao dinheiro, empreendimentos, política, entre outros aspectos. Enquanto isso Brasil foi fortemente influenciado pelo catolicismo que trazia consigo uma visão muito limitada desses aspectos.

Ingleses versus portugueses

A colonização pelos ingleses versus a colonização pelos portugueses é outra possível teoria. Basta olhar hoje para a Inglaterra e Portugal para notar as sensíveis diferenças.

Sonho versus medo

Os americanos alimentavam o chamado “Sonho Americano”, criaram o dia de Ação de Graças como uma da data agradecimento a Deus pela primeira grande colheita e que é até os dias atuais a data mais importante do calendário americano, tiveram lideres como Martin Luther King que mudou a história do país com seu famoso lema “I have a dream”.

Enquanto isso por aqui a história sempre foi diferente. Qual é o sonho brasileiro? Quais os grandes ideais que nos defendemos ou empreendemos?



 

Outras Perguntas Frequentes: