Pode fazer Senai e Senac Juntos? Tipo Senai de manhã e Senac a Tarde?

Veja também as respostas a essas perguntas: Cursos técnicos gratuitos em SP. Onde encontrar? Ensino médio integrado ao técnico em mecatrônica?

Pergunta 1:

Estou em dúvida se posso fazer curso assistente administrativo no Senai de tarde e fazer Senac de manhã, eu posso fazer ?

Douglas - São Paulo


Pergunta 2:

Meu filho caçula Gabriel, tem 14 anos, ele e eu gostaríamos de matricula-lo em alguma instituição onde oferece cursos técnicos gratuitos, ou que os valores mensais caibam em nosso orçamento, portanto peço que nos oriente quanto se houver qual(s) instituição(ões).

Grato

Luiz - São Paulo - Capital


Pergunta 3:

Estou procurando uma escola integrado ao curso de mecatrônica na região de Indaiatuba ou cidades mais próxima, pois nos mudamos para Indaiatuba e me filho esta no ultimo ano do curso e tenho que transferi-lo para Indaiatuba, mas não conheço nenhuma escola e gostaríamos que nos ajudassem.

Jaime - INDAIATUBA - sp

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Pode sim. Desde que exista possibilidade de combinar os horários conforme você bem colocou na pergunta, é possível fazer Senai e Senac juntos sem problema algum.

Evidentemente que ambas as escolas têm seus critérios para a inscrição nos cursos técnicos e portanto antes de mais nada é preciso atender a tais critérios. Também é preciso considerar a sua disponibilidade para acompanhar bem ambos os cursos, mas uma vez que isso seja possível, o a fato de fazer concomitante os dois cursos não há problema algum.

Senai e Senac são instituições que pertencem ao chamado Sistema S, que incluem outras instituições como o Senat, Sesi e outras. Não são organizações públicas, isto é, não pertencem ao governo e são conhecidas como instituições sem fins lucrativos.


Resposta para a pergunta 2:

Existem diversas escolas no Brasil que oferecem cursos técnicos gratuitos e portanto basta fazer uma boa consulta que você encontrará inúmeras opções de cursos de qualidade. Essas escolas podem ser as públicas onde todos os seus cursos já são gratuitos mesmos ou particulares que oferece cursos técnicos gratuitos através de parcerias com os governos estaduais, municipais ou o governo federal.

ETEC/SP – Escolas técnicas do Centro Paula Souza

São as escolas estaduais do governo de São Paulo, através do Centro Paula Souza, elas oferecem cursos técnicos em diversas áreas e são reconhecidas pela Excelente qualidade de seus cursos. Saiba mais aqui: https://www.centropaulasouza.sp.gov.br/

IFSP – Instituto Federal de Educação Profissional e Tecnológica

Este instituto é do governo federal e além de cursos técnicos ele oferece também graduação tecnológica. Tem em várias cidades do estado de São Paulo, inclusive na capital. Saiba mais aqui: https://www.ifsp.edu.br/

Senai

No Senai os cursos técnicos geralmente são gratuitos e a concorrência por uma vaga é grande em função da Excelente qualidade. As formações oferecidas pelo Senai são mais voltadas para atendimento ao trabalho na indústria. Saiba mais sobre o Senai aqui: https://www.sp.senai.br

Senac

Embora seus cursos sejam pagos, há muitas opções de cursos técnicos gratuitos nesta escola, especialmente através dos programas de parcerias com o governo do estado, governo federal através do Pronatec ou com as prefeituras. Saiba mais sobre o Senac São Paulo aqui: https://www.sp.senac.br


Resposta para a pergunta 3:

Infelizmente não existe uma ferramenta muito eficaz para busca de informações sobre cursos técnicos e escolas técnicas como no caso da educação superior que tem o catálogo do MEC. O próprio Ministério da Educação tem um site onde é possível fazer a busca, mas dá um pouco de trabalho e as informações são um pouco limitadas, mas é o melhor que temos.

Este site que me refiro chama-se Sistec e é uma espécie de catálogo de escolas técnicas credenciadas pelo Ministério da Educação e faz parte dele tanto as instituições públicas como as particulares. O endereço é o seguinte: https://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino

Para fazer a busca é necessário clicar no seu estado que é São Paulo e depois clicar no nome da cidade onde deseja encontrar escolas. Na relação de escolas que ele mostrar é necessário ir clicando uma a uma e observar a coluna Tipo de Oferta até encontrar opções de Integrado ao ensino médio que é o que você deseja. As outras opções geralmente são subsequentes e concomitantes. Mas note que em muitos casos o tipo de oferta não foi informado e pode ser que algum desses cursos seja de forma integrado, portanto consulte a escola para ter certeza.