Planilha de orçamento pessoal Santander para finanças pessoais

Planilha de orçamento pessoal Santander para finanças pessoais. Onde encontrar uma boa planilha em Excel para controle de orçamento doméstico ou planejamento da gestão pessoal?

Controlar os gastos, investimentos e receitas é importante para não perdermos o controle das nossas finanças e entrarmos em dívidas desnecessariamente. Onde encontrar uma boa planilha em Excel para controle de orçamento doméstico ou planejamento da gestão pessoal?

PG - PG


// Respostas

Existem várias planilhas como as características acima descritas, mas algumas são melhores que outras. Um bom exemplo é a planilha de orçamento pessoal do Banco Santander que eles disponibilizam gratuitamente no endereço: https://goo.gl/9WOVd

Planilha de orçamento pessoal do Santander tem diversas vantagens como a separação dos lançamentos em despesas, investimentos e receitas, o que permite um controle mais efetivo daquilo que estamos movimentando financeiramente. As despesas por sua vez estão divididas em:

  • Fixas: moradia, habitação, educação, saúde, entre outros.

  • Variáveis: Transporte, vestuário, cuidados pessoais, lazer, entre outros.

  • Eventuais: Material escolar, uniforme, medicamentos, presentes, manutenção do carro, entre outros.

A planilha de orçamento pessoal do Santander tem ainda como vantagem o fato de você poder trabalhar em única planilha com todos os meses do ano e ainda com uma coluna para orçamento o que permitirá você comparar o valor orçado com o valor efetivado. No final da planilha você terá um controle do saldo de cada mês apurado pela equação da receita – despesas e investimentos.

Saldo positivo e negativo

A planilha tem ainda duas opções de orientações para quando o saldo estiver positivo e negativo, em cada uma delas é apresentada uma sugestão.