Perguntas e Respostas sobre curso superior a Distância - EAD. Vale a pena?

Quem pode e quem não pode fazer faculdade a distância? O que um aluno precisa ter e saber para se matricular em um curso EAD? Diferenças do ensino presencial e outras dicas.

Quem pode fazer um curso superior a distância?

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio, tenha sido aprovado em um processo seletivo em uma instituição superior de ensino EAD e cumpra os requisitos necessários exigidos para o curso desejado.

Também está incluso aqueles que já são graduados, mas que desejam fazer uma segunda ou terceira graduação.

Quem NÃO pode fazer ou não deve fazer curso superior a distância?

Legalmente falando, as pessoas que não concluíram o ensino médio. Mas há também outros aspectos e que não é recomendável a educação a distância, especialmente no ensino superior. Neste caso considera-se que pessoas que não consigam desenvolver autonomia, disponham de pouco ou nenhum tempo para estudos, que não tenham acesso a internet e outras formas de comunicação, bem como aqueles que mesmo alfabetizados, ainda tenham grandes dificuldades em áreas chaves como matemática e língua portuguesa, especialmente.

O que é preciso ter e saber para fazer um curso superior EAD?

Acesso a internet. Existem aulas que podem ser online e além disso a comunicação com o polo ou a instituição é feita geralmente por email. Vale ressaltar ainda que o acesso ao AVA - Ambiente Virtual de Aprendizado é feito pela internet.

Disponibilidade de tempo para estudos. Se você não dispõe de tempo algum, então é melhor repensar se é o momento de ingressar em um curso superior, seja ele presencial ou a distância, pois ambos vão exigir tempo para se dedicar aos estudos, realizar trabalhos e outras atividades.

Pelo menos uma vez por semana ter condições de assistir aulas presenciais no polo de educação a distância mais próximo. A educação a distância não é necessariamente remota, existem aulas presenciais, dependendo do modelo do curso.

Você precisa saber um pouco da área onde pretende estudar, aliás, isto não se aplica apenas a educação a distância, mas em qualquer curso. Precisa ter domínio especialmente de língua portuguesa, que também é necessário para qualquer curso.

Qual a diferença entre uma faculdade EAD e uma presencial?

Na faculdade presencial os alunos precisam frequentar presencialmente os cursos todos os dias. Todas as aulas e boa parte das atividades do curso superior são feitas na sala de aula sob orientação e supervisão de um professor. Para controlar tudo isso é feito a chamada presencial ou a lista de presença.

Na educação a distância a carga horária do curso é a mesma, contudo ocorre a substituição da presença em sala de aula por atividades que podem ser feitos a distância, bem como assistir as aulas pode ser feito pela internet, vídeo conferência ou outro meio que a instituição disponibilizar.

É verdade que no diploma vem especificado que o curso foi a distância?

Não é verdade. Diz penas que você concluiu o curso, mas não é especificado se foi presencialmente ou a distância. Muitas pessoas tem um pouco de receio dos cursos EAD por conta desta questão, mas tanto eu como minha esposa cursamos faculdades a distância e ambos os diplomas não consta nada a respeito.

Também se constasse não seria nenhum problema, afinal, se a instituição emitiu o diploma é porque você concluiu o curso e os requisitos obrigatórios dele.

Vou aprender da mesma forma que em um curso presencial?

Depende. Acho que a modalidade é importante, mas ela não pode determinar o aprendizado. Há muita gente que não aprende muito em cursos presenciais, enquanto que outros se dão muito bem no modelo EAD.

O que acontece é que no ensino presencial existe uma falsa ilusão de que o professor irá te ensinar e qualquer dúvida que você tiver, ele está ali para responder. Já em um curso superior a distância você precisa ter mais autonomia para buscar conhecimento e estudar mais.

O aprendizado está muito ligado a pessoa que está estudando. Se um aluno não quer aprender, não é o professor ou a escola que vai mudar isso, afinal, aprendizado não é ficar sentado na carteira ouvindo o professor. Exige conhecimento, habilidade, atitude e porque não valores.

É preciso fazer vestibular?

Sim. O ingresso na educação superior é feito mediante processo seletivo e isto também se aplica aos cursos a distância. Contudo o vestibular não é o mesmo e geralmente no caso de EAD ele é continuado, ou seja, pode ser feito a qualquer momento e não em uma data específica apenas.

A critério da instituição, a nota do ENEM pode ser usada como parte da nota ou mesmo em substituição do vestibular, mas não há regras para isso e cada faculdade decide como quer fazer o processo de seleção dos seus alunos.

Posso transferir para a modalidade presencial caso não gostar?

Sim, pode. A transferência de curso de uma instituição para outra, de um curso para outro e até de modalidade para outra é possível. Contudo em todos os casos sempre é avaliado o que o aluno estudou e o que falta ainda estudar. Geralmente a grade curricular dos dois cursos são avaliadas e comparadas para chegar a esta conclusão.

O Ministério da Educação reconhece faculdade a distância?

Sim. Não só reconhece como credencia e autoriza os cursos superiores EAD. Isto não significa que todos os cursos sejam regulares. Para saber a situação de um curso, bem como da instituição que oferece, seja presencial ou a distância, consulte o site do MEC: https://emec.mec.gov.br