Qual a diferença de organização, companhia e empresa?

Organização, companhia e empresa: existe diferença entre esses termos? Veja quais são as principais definições e diferenças relacionados a eles no ambiente corporativo.

Há empresas com fins lucrativos e não lucrativos, sociedades e empresas individuais ou formadas por uma única pessoa. Há ainda as organizações e companhias. Qual a diferença entre elas?

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Alguns conceitos relacionados ao universo empresarial são tão semelhantes que as pessoas confundem. Alguns deles são os de organização, companhia e empresa. Para a maior parte das pessoas quer dizer a mesma coisa, mas há uma grande diferença entra os termos. Entenda o porquê a seguir.

Entendendo o que é uma organização

Uma organização é um conjunto de pessoas que tem como finalidade agir para um bem maior. Pode ser um grupo de ambos os sexos e idades, que se unam com ou sem fins lucrativos para realizar uma atividade. Esta atividade pode ser remunerada ou não. Pode ser por uma causa, por uma empresa ou por um investimento.

Quando não é uma organização do governo dizemos que é uma ONG, ou Organização Não Governamental. O exemplo mais conhecido é o Greenpeace, uma ONG voltada para preservação do meio ambiente, de áreas verdes e animais em extinção.

E o que é uma companhia?

Falando a nível empreendedor, uma companhia é um empreendimento formado por uma sociedade anônima devidamente registrada em órgãos competentes. Esta pode ter funcionários, sócios e ser de capital aberto ou fechado. Quando seu capital é fechado não pode haver investidores que não sejam seus sócios. Quando é de capital aberto as pessoas podem investir no mercado de capitais e comprar ações da empresa, sendo cada um pouco dono da empresa. Quem regulariza a atividade das companhias de capitais abertos é a Comissão de Valores Mobiliários, ou CMV como é conhecida.

E o que é uma empresa?

Uma empresa é o conjunto de pessoas, investimento e espaço para fins lucrativos. Uma empresa precisa ter um espaço para funcionar e ser devidamente registrado no Brasil e obedecer as regras de mercados. Uma empresa não deixa de ser uma organização, pois há um grupo de pessoas reunidas com uma finalidade maior.

As empresas podem ser de diversos tipos dependendo do capital investido e da quantidade de pessoas que fazem parte da diretoria da mesma. Se há apenas uma pessoa dizemos que é uma empresa individual, mas há ainda as microempresas, empresas de pequeno porte, sociedade limitada, entre outras. As empresas de sociedade têm o Contrato Social para garantir a clareza de suas atividades.

Como uma empresa pode se tornar mais competitiva?

Uma empresa precisa de diversas estratégias para se manter no mercado recarregar a confiança dos consumidores do consumo dos seus produtos ou serviços. O que uma empresa pode fazer para se tornar mais competitiva no mercado de ganhar atenção dos clientes?

A competição entre empresas é extremamente feroz de todos buscam a mesma coisa que é ganhar espaço no mercado para oferecer seus produtos e serviços aos consumidores finais ou intermediários e assim de aumentar sua participação no bolo do mercado. Muito se discute sobre as formas que uma empresa deve agir no mercado para tornar-se mais competitiva, existem palestras, cursos, centenas de livros escritos como este propósito, entre outras ações que são promovidas para ajudar empreendedores, administradores e aquelas pessoas que são responsáveis por fazer a diferença dentro de uma empresa.

De tudo que eu li que já vi a respeito, parece não haver uma fórmula para uma empresa tornar-se mais competitiva, mas pelo cenário atual parece que algumas coisas são fundamentais para fazer a diferença e levar um cliente a optar por uma empresa em detrimento de outra. No meu entendimento o atendimento é o item mais importante em segundo lugar vem a qualidade do produto ou serviço.

Por que o atendimento vem primeiro? Porque muitas pessoas não se importam tanto assim com a qualidade e a razão disso é que vemos constantemente produtos com qualidades relativamente baixa sendo vendidos exaustivamente, mas quase todas as pessoas se importam muito quando são mal atendidas ou quando o atendimento fica aquém do esperado. Acho que os demais itens também são importantes, mas atendimento e qualidade no meu entendimento é o carro chefe de qualquer empresa que quer se tornar competitiva.