Onde fica o DDD 012, 013 e 014 em São Paulo? DDDs no Brasil

Quais são os significados das siglas EMBRATEL, DDI e DDD e quais códigos DDD existem no Brasil? Esses códigos de área DDD é definido por região vou por cidades?

Pergunta 1:

O código de área DDD definido por região vou por cidades? No interior de São Paulo onde ficam as cidades que respondem pelos DDD 12, 13 e 14?


Pergunta 2:

Quando precisamos fazer ligações para outras cidades do Brasil é necessário discar o código DDD da região para onde se pretende ligar. Como saber quais são os códigos e quais códigos DDD existem no Brasil?


Pergunta 3:

As comunicação, mais precisamente as telecomunicações tem algumas siglas que são usadas para identificar empresas deste setor ou algum processo relacionado a telecomunicação de maneira geral. Um exemplo são as siglas da EMBRATEL, DDI e DDD. Quais são seus significados?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O DDD – Discagem Direta a Distância é definido por região, podendo ser uma microrregião ou uma região maior em termos geográficos, isso dependerá muito do estado e das características de cada região. Esses dados são fixos e uma vez definido pelas companhias de telefonia em conjunto com a Anatel que é a Agência Nacional de Telecomunicações, eles não mudam de tempo em tempo e permanecem portando fixos.

O DDD 12 fica na região do Vale do Paraíba e litoral norte do estado de São Paulo. As principais cidades deste código são: São José dos Campos, Taubaté, Jacareí, Campos do Jordão, Ubatuba, Caraguatatuba, entre outras.

O DDD 13 fica na região do litoral sul de São Paulo e tem as como principais cidades: Santos, Guarujá, São Vicente, Praia Grande e outras.

Já o DDD 14 fica mais no interior de São Paulo atendendo cidades como Ourinhos, Agudos, Bauru, Marília, Botucatu, Jaú, entre outras.


Resposta para a pergunta 2:

Antigamente as ligações telefônicas eram realizadas por meio das Telefonistas, profissionais treinadas para conectar as chamadas de uma localidade a outra por meio de equipamentos apropriados.

Com a revolução da computação e conseqüente automatização dos sistemas de telefonia o numero de DDD “discagem direta a distancia” surgiu para realizar essa ponte de comunicação entre os diferentes locais de nosso país.

Abaixo seguem alguns números de DDD e suas localidades.

  • 11 São Paulo São Paulo e Região Metropolitana
  • 12 São Paulo São José dos Campos e Vale do Paraíba
  • 13 São Paulo Santos e Baixada Santista
  • 14 São Paulo Bauru/Jaú/Marília/Botucatu
  • 15 São Paulo Sorocaba
  • 16 São Paulo Ribeirão Preto/São Carlos/Araraquara
  • 17 São Paulo São José do Rio Preto/Barretos
  • 18 São Paulo Presidente Prudente/Araçatuba
  • 19 São Paulo Campinas e Região Metropolitana
  • 21 Rio de Janeiro Rio de Janeiro e Região Metropolitana
  • 22 Rio de Janeiro Campos dos Goytacazes e Região dos Lagos
  • 24 Rio de Janeiro Volta Redonda/(conurbação com Barra Mansa/Pinheiral)

Uma lista completa pode ser encontrada neste endereço https://goo.gl/gIX2mX


Resposta para a pergunta 3:

Veja abaixo os significados de cada sigla e aplicação de cada uma delas. Lembrando que Embratel atualmente pode ter significado diferente do que era usado quando a empresa ainda era do governo brasileiro.

DDD – Discagem Direta a Distância

A sigla DDD - Discagem Direta a Distância é referente às ligações telefônicas feitas dentro do país de uma localidade para outra. O DDD tem uma tarifa diferenciada em relação as ligações locais e varia de horário para horário e de dia para dia.

DDI - Discagem Direta Internacional

Já o DDI - Discagem Direta Internacional são as ligações que ocorrem do Brasil para fora do país, ou as ligações internacionais. O DDI também tem tarifas diferenciadas em relação ao DDD e varia, além do dia e horário, para a localidade para onde você está ligando.

Embratel – Empresa Brasileira de Telecomunicações

Embratel era definida como Empresa Brasileira de Telecomunicações, isto antes da privatização ou a venda para o setor privado. Até então ela era uma empresa estatal ou do governo e era a empresa oficial de telecomunicações no Brasil, por isso recebia este nome. Com a privatização, aparentemente o nome Embratel passou a ser apenas a marca comercial da empresa que agora é operada pela iniciativa privada.