Quem faz supletivo pode fazer vestibular e Prouni e SISU?

Alunos que fizeram ou fazem o término dos estudos pelo supletivo pode prestar vestibular e participar do Prouni e SISU? Existe alguma limitação para ex-alunos do EJA?

Pergunta 1:

Olá quem fez supletivo pode participar do Sisu, Sisutec, Prouni?

Eu fui fazer uma inscrição no Sisutec e estão pedindo o histórico escolar do ensino médio etc. Pois não encontro respostas do sites dos mesmos obrigado!

Paulo Renato Pimenta do Amaral - Belo Horizonte


Pergunta 2:

Ola meu Nome é José Lucas eu estou Cursando Um Supletivo que estou fazendo 1,2,e 3°Ano do Ensino Médio em Apenas 6 Meses Eu Queria Saber se quando eu Termina o Supletivo eu Possa Estar Fazendo uma Faculdade ? Pois estou Querendo fazer Engenharia de Produção , Mais muitas Gentes fala que eu nao posso e que nao serei capaiz de fazer coom o termino do meus estudos Pelo Supletivo. Preciso fazer Algum Curso Preparatório ? ? (Antecipadamente Obrigado ! )

Jose Lucas Lima - Barra Do Bugres Mato Grosso


Pergunta 3:

Eu faço o supletivo, eu posso fazer o vestibular e se eu passar ele pode me certificar do ensino médio completo?

vanessa gomes - Sobral

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Sim. Quem fez supletivo pode participar do SISU, Prouni, FIES e outros processos do governo. O supletivo é uma modalidade de conclusão do ensino fundamental e ensino médio regulamentado e uma vez que o aluno tenha concluído o ensino médio, não importa se foi pela escola convencional ou pela modalidade EJA (supletivo). É muito importante certificar que a escola seja autorizada e legalizada na secretaria estadual de educação.

Histórico escolar

De fato o histórico escolar é necessário para fazer a inscrição em qualquer instituição de ensino superior, seja ela particular ou pública, participante ou não do SISU, Prouni e outros. O Histórico escolar é um documento de fornecimento obrigatório pela escola onde você estudou, seja ela uma escola convencional ou supletivo, pois sem o histórico você não conseguirá matricular-se em nenhuma faculdade. Se não tem procure a instituição onde fez o supletivo para pegar este documento. Vale lembrar que além do histórico você precisará também do certificado de conclusão do ensino médio.


Resposta para a pergunta 2:

Primeiro é necessário esclarecer que quem faz um curso supletivo e conclui o ensino médio pela modalidade EJA pode fazer faculdade tranquilamente, isto é, do ponto de vista legal não há impedimento de você dar sequencia aos seus estudos. É claro que é preciso deixar claro que a conclusão pelo EJA do ensino médio precisa ser feito em uma escola credenciada e que o diploma de conclusão seja válido como em qualquer outra escola regular.

A segunda consideração diz respeito a sua dúvida principal, que se entendi bem há certo receio de que o conteúdo do ensino supletivo e consequentemente o aprendizado não seria suficiente para poder prestar o exame vestibular e entrar na faculdade.

A resposta é depende. Depende do supletivo que você fez, depende de você e depende da faculdade que você quer fazer. Vamos imaginar que você queira entrar em uma universidade pública como as federais ou uma estadual como a USP, UNESP e Unicamp aqui em SP, nesses casos você terá de fazer cursinho pré-vestibular, não porque estudou no supletivo, mas porque essas faculdades são extremamente concorridas e mesmo quem estudou em escolas regulares, inclusive em particulares se submetem aos cursos preparatórios para disputar as vagas dessas instituições.

Agora se você pretende estudar em uma universidade particular é bem provável que não precise fazer nenhum curso preparatório, mas se você entender que você tenha dificuldades, ai o melhor é se preparar bem. Como disse acima, depende muito de você também.


Resposta para a pergunta 3:

O vestibular pode ser feito sim por uma pessoa que ainda esteja cursando o ensino médio, seja pela modalidade regular ou pelo supletivo. Mas é importante considerar que se você for aprovado no exame vestibular não poderá fazer a matrícula na faculdade caso não tenha terminado ainda o ensino médio, seja pela modalidade regular ou pelo EJA que é a nova denominação do supletivo.

Então eu diria que você pode prestar sim o vestibular a título de curiosidade ou para testar seus conhecimentos visando uma melhor preparação para provas no futuro. Mas para prestar o exame e fazer a matrícula em caso de aprovação é necessário ter concluído o ensino médio.