O que significa Senai, Senac e Sebrae e quando foram criados?

As siglas Senai, Senac e Sebrae são bastante conhecidas aqui no Brasil pelo papel importante que essas empresas representam no segmento de cursos e formação profissional para milhares de pessoas, especialmente jovens. Veja quando foram criadas as instituições que compõe o Sistema S, como o Senac, Senai, Senat e outras empresas que fazem parte das instituições do Sistema S.

As siglas Senai, Senac e Sebrae são bastante conhecidas aqui no Brasil pelo papel importante que essas empresas representam no segmento de cursos e formação profissional para milhares de pessoas, especialmente jovens. Mas o que significa Senai, Senac e Sebrae?

Quando essas instituições foram criadas?

// Respostas

Essas siglas são de algumas empresas brasileiras que desempenham um importantíssimo papel na formação de pessoas para o mercado de trabalho e no apoio ao estabelecimento de empresas ou para as que já estejam estabelecidas. Vejamos os detalhes:

Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial

O Senai atua na formação de mão de obra para o mercado de trabalho focando mais nas necessidades da indústria e os processos que ela desenvolve. Hoje o Senai atua com cursos livres, técnicos e também na educação superior. É uma das escolas mais bem conceituadas do Brasil e muito respeitada pela sociedade.

Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial

O Senac tem basicamente a mesma função do Senai, contudo sua atenção é voltada para o comércio. Atuante a mais de 60 anos é uma das mais tradicionais escolas técnicas do Brasil com atuação na área de Tecnologia da Informação, Saúde e bem estar, segurança no trabalho, administração e negócios, entre outras.

Sebrae – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas

O Sebrae como o próprio significado da sua sigla mostra tem a função de apoiar as micro e pequenas empresas no desenvolvimento do seu negócio através de cursos, palestras, consultoria e promoção da defesa dessas empresas junto a ao governo na militância por leis que venham beneficiar o setor.

Quando elas foram criadas?

As instituições que fazem parte do sistema S não foram criadas ao mesmo tempo e portanto tem datas diversas. As mais antigas como  o Senac e Senai, por exemplo datam da década de 40 e desde então outras instituições foram criadas para atender as novas necessidades que surgiram após este período. O Sistema S em si não foi necessariamente criado e ele é uma nomenclatura usada para designar as instituições que fazem parte dele.

Sobre o período de criação de algumas dessas entidades, temos algumas informações, como:

Senac, Senai e Sesc: Década de 40

Sest - Serviço Social do Transporte e Senat - Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte: 14 de setembro de 1993

Senar - Serviço Nacional de Aprendizagem Rural: 23 de dezembro de 1991

Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas: 1972

Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo: 1999