Qual a importância da camada de ozônio, reflorestamento da matas e florestas?

A camada de ozônio é muito comentada e discutida na mídia, por especialistas, professores e outras pessoas. Mas o que é a camada de ozônio e porque ela é tão importante a ponto de dedicarmos tanta atenção a ela? O mundo está sendo desmatado para permitir o progresso como poderia dizer alguns. Mas já está provado que isto é uma coisa ruim e portanto ações de reflorestamento tem sido adotada para conter os prejuízos já impostos a natureza.

A camada de ozônio é muito comentada e discutida na mídia, por especialistas, professores e outras pessoas. Mas o que é a camada de ozônio e porque ela é tão importante a ponto de dedicarmos tanta atenção a ela?

O mundo está sendo desmatado para permitir o progresso como poderia dizer alguns. Mas já está provado que isto é uma coisa ruim e portanto ações de reflorestamento tem sido adotada para conter os prejuízos já impostos a natureza. Qual a importância do reflorestamento?

// Resposta

A Camada de Ozônio, localizada de 25 a 35 km de altitude é uma camada composta por gás ozônio em sua grande maioria, ela funciona como um “escudo protetor” para o planeta Terra pela sua capacidade de filtrar cerca de 95% da radiação ultravioleta emitida pelo Sol.

A importância dessa camada se deve ao fato de que ela é extremamente importante para a manutenção da vida na terra, se ela não existisse, as plantas teriam a sua capacidade de realizar a fotossíntese reduzida drasticamente e os casos de câncer de pele aumentariam, além de afetar o nosso sistema imunológico.

Em 1983 foi descoberto que havia um buraco de cerca de 10 milhões de quilômetros quadrados na camada de ozônio, na década de 1980 outros buracos foram encontrados em vários pontos da estratosfera, mas de menores proporções, o problema é que com o passar do tempo esses buracos foram crescendo, em setembro de 1992 chegou a totalizar 24,9 milhões de quilômetros quadrados.

A reação dos clorofluorcarbonos (CFCs) com o ozônio é a principal causa do buraco na camada de ozônio isso ocorre porque os CFCs entram em processo de decomposição na estratosfera, por meio da atuação dos raios ultravioletas, quebrando as ligações de ozônio e destruindo as suas moléculas. Os CFCs são liberados através de aerossóis, isolantes em equipamentos de refrigeração e na produção de materiais plásticos.

Qual a importância reflorestamento da matas e florestas?

Desde que o homem se deu conta de que estava causando prejuízos ao meio ambiente e provocando um desmatamento desenfreado, a questão do reflorestamento já tornou-se importante e mesmo que não tenha sido percebido ou que não tenha recebido a mesma importância que tem hoje, ele já se fazia necessário.

A importância do reflorestamento pode ser definida em uma comparação matemática ou até financeira, como ocorre com uma conta bancária onde a pessoa faz saques e depósitos. Quando os saques começam a ficar maiores do que os depósitos, o resultado é a conta ficar negativa e a solução para solucionar o problema não simplesmente diminuir o saque, mas também aumentar o depósito até voltar ao equilíbrio.

Assim é a questão do desmatamento das matas e florestas que representa os saques e o reflorestamento os depósitos de novas árvores para substituir aquelas que foram tiradas. Portanto ações governamentais ou mesmo privadas no sentido de replantar árvores e recuperar áreas desmatadas são importantes e urgentes para o equilíbrio da natureza e o benefícios das espécies vegetais e animais, sem contar é claro do próprio homem.