Mulher pode fazer curso técnico de eletromecânica?

Gostaria de saber se uma pessoa do sexo feminino,pode estudar eletromecânica, e se pode atuar na área, pois me inscrevi para realizar um processo seletivo no SENAI, porém estou em dúvida

Pergunta 1:

Gostaria de saber se uma pessoa do sexo feminino,pode estudar eletromecânica, e se pode atuar na área, pois me inscrevi para realizar um processo seletivo no SENAI, porém estou em dúvida, se estou dentro dos requisitos, em relação ao sexo.

CLAUDIENE CHAGAS DA CRUZ - Jaguarari- BA


Pergunta 2:

É possível fazer o habilidade e competência no curso técnico eletrotécnico pois já trabalho na área a vários anos mas não tenho o curso estou iniciando o curso mas queria poder fazer mais rápido ou não ter que ir tantas vezes na instituição e obter o CREA ao final do curso normalmente é possível isso ou algo assim?

Leonardo - Dourados MS

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Sua pergunta é interessante, afinal alguns cursos técnicos parecem que são mais indicados para homens, enquanto outros são mais indicados para mulheres. Esta conclusão pode ser tirada baseando se no tipo de trabalho que esses profissionais irão desenvolver depois de formados, como exemplo eu cito o curso de massoterapia ou estética onde é claramente visível a preferência por mulheres. Por outro lado existem os cursos de mecânica, informática ou similares onde a preferência masculina geralmente é maior.

Curso de eletromecânica pode ser feito tanto por homens como por mulheres, aliás até onde eu sei para todos os cursos técnicos não há restrição quanto sexo. O que você precisa avaliar é se o tipo de trabalho que esse curso prepara para desenvolver está de acordo com o seu perfil e se é isso mesmo que você quer trabalhar. Eu recomendaria você entrar no site do Senai e dar uma olhada com bastante calma na grade curricular do curso, pois ela mostrará as matérias que você irá estudar e essas matérias estão diretamente ligadas como atividade de eletromecânica no dia-a-dia. Então a resposta é uma mulher pode fazer eletromecânica, mas ela precisa avaliar se o conteúdo do curso e consequentemente a profissão está de acordo com sua pretensão quanto à forma de trabalho.


Resposta para a pergunta 2:

Um curso técnico, superior, médio ou outro que tenha regulamentação deve obedecer o princípio da carga horária mínima, isto é, o Ministério da Educação estabelece para cada curso uma quantidade mínima de horas que o curso deverá ter e o aluno precisará frequentar pelo menos 75% desta carga horária, caso contrário ele será reprovado por frequência.

Existem algumas situações onde o aluno poderá fazer o chamado reaproveitamento de matéria que ocorre quando ele já fez um curso similar e já cursou determinadas matérias e portanto poderia solicitar a eliminação de uma ou mais matérias. Também, há casos em que é possível fazer o aproveitamento de competências que o aluno já tem, mas neste caso eu não sei como as escolas fazem isso e acredito que irá variar de instituição para instituição.

Minha recomendação é que você procure a escola onde você estuda para verificar com eles como é feito este procedimento e de que forma você poderá solicitar o aproveitamento de competências, uma vez que já trabalha na área.