Matérias do provão de 5ª a 8ª série. Como estudar pela internet

O que significa essa expressão provão do MEC e para que serve esta prova? Provão do MEC é o mesmo que exame nacional de supletivo ou de educação de jovens e adultos?

Quero saber como obter e estudar as matérias do provão da 5 a 8 serie pela internet, por favor me digam se e possível ou não, desde já obrigada.

Roseli - Ji Parana

// Respostas

Roseli. É possível encontrar na internet os materiais para estudo das matérias da 5ª a 8ª série, bem como do ensino médio também. Normalmente em função das provas anuais os chamados provão, as secretarias de educação ou os órgãos que irão aplicar as provas disponibilizam os materiais na internet para você acessar e estudar em casa com forma de preparar para a prova, já que no caso do provão a preparação fica por sua conta, podendo você se inscrever em uma escola preparatória ou estudar por conta própria.

Se você for estudar por conta própria como parece ser o seu caso, então o ideal é fazer o uso desses materiais que citei acima.

Onde encontrar?

Uma boa referência é o Encceja que é aquela prova do governo federal para certificação de jovens e adultos. No site do Encceja está disponível os materiais para estudos no ensino fundamental e ensino médio, dividido da seguinte forma:

Ensino fundamental (4 cadernos):

  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • História e Geografia
  • Ciências
Ensino médio (4 cadernos):

  • Matemática
  • Linguagens e Códigos
  • Ciências da natureza
  • Ciências Humanas

O link para você acessar os cadernos que estão no formato PDF é o seguinte: https://encceja.inep.gov.br/

Contudo é importante você observar ai no seu estado se existe para a prova que você pretende prestar a recomendação de algum material de estudo, pois se existir é importante você considerar esta recomendação, pois existe a possibilidade das questões da prova ser direciona em cima do conteúdos dos materiais cuja recomendação foi feita.

Provão do MEC

A expressão provão tornou-se bastante popular no Brasil. Ela pode ser usada me diversas situações, mas especialmente nas provas de supletivo promovidas pelas secretarias estaduais de educação e pelo Ministério da Educação. Pode ser entendido como provão pelo fato de ser provas gerais em diversas cidades ao mesmo tempo e com um número muito grande de participantes.

Podemos dizer então que o MEC realiza pelo menos dois provões neste sentido. O primeiro deles é o Encceja – Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos. Este exame é destinado a certificação do ensino fundamental no Brasil e para ensino fundamental e médio para os brasileiros residentes no exterior.

O segundo provão do MEC é o Enem que apesar de ser usado para avaliar o ensino médio no Brasil e servir como vestibular para as instituições federais, pode ser usado também para certificação do ensino médio, isto é, ele pode servir como uma prova de supletivo para quem não concluiu os estudos.

Infelizmente a opção pelo ENEM não existe mais. Basicamente o provão do MEC estará se referindo a apenas o Encceja, cujas informações poem ser obtidas aqui: https://encceja.inep.gov.br/

O que cai no provão?

Depende de qual provão você esteja se referindo. Na verdade  “provão” é uma expressão popular que tem sido usada com frequência para designar as provas gerais de supletivo ou Educação de Jovens e Adultos que são coordenadas pelas secretarias estaduais de educação ou pelo MEC, por exemplo.  No caso do MEC há duas provas que se encaixaria na categoria “provão”: O Encceja e o ENEM.

O que cai no Encceja

O Encceja é o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, prova aplicada pelo MEC para ensino fundamental no Brasil ou ensino fundamental e médio para residentes no exterior.  Neste caso o MEC disponibiliza os seguintes materiais de estudo:

Ensino fundamental (4 cadernos):

  • Matemática
  • Língua Portuguesa
  • História e Geografia
  • Ciências

Ensino médio (4 cadernos):

  • Matemática
  • Linguagens e Códigos
  • Ciências da natureza
  • Ciências Humanas

O link para você acessar os cadernos que estão no formato PDF é o seguinte: https://encceja.inep.gov.br/

Como se inscrever para o provão do EJA?

Depende do que você quer fazer, pois há várias formas de fazer o EJA. Veja algumas alternativas.

EJA presencial

Neste caso você precisa procurar uma escola estadual em sua cidade ou a secretaria estadual de educação é informa-se sobre as escolas da sua cidade que oferecem o ensino supletivo na modalidade presencial. Neste caso você deverá ir a escola para estudar e fazer as provas.

CEEJA - Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos (estado de São Paulo)

Neste caso o atendimento é individualizado e a presença não é obrigatória, exceto para a realização de atividades e as provas obrigatórias. Você poderá obter mais informações sobre o CEEJA aqui.

Provão Nacional

Existe ainda a alternativa do provão nacional em relação as citadas acima, que são as provas do Encceja. O Encceja é para pessoas que não concluíram o ensino fundamental e tem pelo menos 15 anos de idade e 18 anos para o ensino médio.

As inscrições para o Encceja e deve obedecer ao calendário especificado por cada programa e as informações sobre isso você poderá encontrar no link abaixo:

Sobre o Encceja

O Encceja as vezes chamado também de provão do EJA é uma prova que a pessoa presta para obter a certificação do ensino fundamental apenas. Para quem pretende obter a certificação do ensino médio, ele deve fazer o ENEM e na hora da inscrição informar que deseja usar a prova como certificação do ensino médio. Neste caso você terá de escolher uma instituição que irá emitir o certificado de conclusão. Todas essas informações estão disponíveis no formulário de inscrição do ENEM.

Mas voltando a questão do Provão do EJA, para pessoas que estejam no exterior é possível fazer a prova referente ao ensino fundamental e médio, mas isto vale apenas para os residentes no exterior, para quem está no Brasil vale a regra explicado acima, ou seja, Encceja para ensino fundamental e Enem para o ensino médio.