icone

Financiamento FIES impede financiamento de apto?

Atualmente estou no 3ºsemestre do curso de eng. de produção (mensalidade de 1200,00), e ainda faltam 7 semestres. Pretendo recorrer ao FIES para financiamento do restante do curso, gostaria de saber se isto pode atrapalhar no financiamento do meu apto

 

Boa noite! Atualmente estou no 3ºsemestre do curso de eng. de produção (mensalidade de 1200,00), e ainda faltam 7 semestres. Pretendo recorrer ao FIES para financiamento do restante do curso, gostaria de saber se isto pode atrapalhar no financiamento do meu apto, que ocorrerá daqui a 3 anos, pretendo fazer o financiamento por banco privado (itau) e não pela CEF. Obrigado.

Icaro Santos – São Bernardo do Campo /SP

// Respostas

É bem provável que não haja qualquer problema como a obtenção de um novo financiamento para a compra do seu apartamento na forma como você descreveria sua pergunta. Mas existe um fator que você precisa considerar que  é o comprometimento de renda. Eu não sei se você sabe mas em caso de financiamento no Brasil, você não pode comprometer mais de 30% da sua renda para o pagamento da prestação e isto poderá ser considerado no momento em que você for fazer o seu financiamento.

No banco Itaú eu não sei como funciona, mas na Caixa eles consideram a renda familiar para financiamento de imóveis e nesse caso você poderá juntar sua renda com a de outras pessoas da sua casa para compor a renda familiar e desta renda familiar que se considera os 30%de limite que você pode comprometer com valor da prestação.

Então eu acredito que o item que você deve prestar mais atenção é exatamente nesse, quanto aos mais não acredito que exista algum critério que impeça você de financiar seu apartamento só pelo fato de ter feito um financiamento estudantil. De qualquer forma é apenas a minha opinião, para ter uma formação oficial o ideal seria você bater um papo com seu gerente no Itaú.



 

Outras Perguntas Frequentes: