Faculdade ou curso técnico: Qual é melhor para emprego e salário?

Qual a melhor estratégia para encontrar um emprego bem rápido e ter um bom salário: fazer uma faculdade ou um curso técnico? Será que existe vantagem ou desvantagem em optar por um ou por outro pensando em empregabilidade?

Estou em dúvida em fazer um curso técnico ou uma faculdade, quero fazer um que tenha um retorno mais rápido, tanto em emprego como financeiro. E quero saber se posso ou como faze-lo gratuito se possível! Pois não tenho condições financeira, mas é o meu maior desejo! Ah e que seja em São Bernardo do Campo. Se vocês puderem me ajudar, por favor me retorne. Vou aguardar ansiosa mas saudável. Obrigada!!

Jaqueline - São Bernardo do Campo/SP

// Respostas

Olá Jaqueline, creio que a sua dúvida seja a dúvida de milhares de pessoas também. É claro não posso afirmar qual deles lhe dará o melhor retorno e mais rápido, mas tenho algumas dicas que poderão ajudar.

Os cursos técnicos por serem formatados para formar mão de obra para o mercado de trabalho poderá lhe dar uma melhor perspectiva no curto prazo. Isto não é regra, mas se a questão é pressa para trabalhar, eu começaria por um técnico.

A faculdade envolve a preparação para uma carreira mais sólida e talvez você tenha que esperar um pouco mais, dependendo do curso ou a área que você pretende trabalhar. Mas também isso não é regra, já que em muitos casos a pessoa mal começa a faculdade e já começa a trabalhar na área.

Quanto ao salário é bem possível que uma boa formação universitária lhe dará melhor perspectiva financeira. Você poderá optar por concursos públicos ou concorrer a vagas em empresas multinacionais onde geralmente estão os melhores salários. Sem contar que após a graduação você poderá optar por uma especialização ou pós-graduação, mestrado ou doutorado. Esses dois últimos são termos quentes quando o assunto é bom salário.

Porém, tudo é muito relativo, depende do curso, da área que você for atuar, da região onde você está e finalmente de você mesmo. Faculdade ou curso técnico só trará algum retorno se você dedicar ao estudo e empenhar ao máximo.

Sobre fazer os cursos de forma gratuitos é possível sim, tanto para a faculdade como para o curso técnico. A faculdade você deverá prestar vestibular em uma universidade pública como a USP, Unicamp, Unesp, Unifesp, entre outras. Já o curso técnico, você poderá procurar uma escola do Centro Paula Souza, as escolas da Rede Federal de Educação Técnica ou o sistema S (Senai, Senac, etc. Neste caso há cursos gratuitos e pagos).

Veja neste link a relação de escolas com curso técnico. Lá você encontrará o link para os sites das referidas instituições de ensino.

Considere ler também este breve comprativo entre curso técnico e faculdade, creio que ele também ajudará a tomar a decisão certa para sua carreira educacional e profissional.


Eu quero agradecer a vocês,por me responder e pela a resposta que me ajudou muito!Estou muitíssimo agradecida de coração.Sempre que tiver dúvidas vou recorrer a vocês.Que outras pessoas possam saber desse site para tirar suas dúvidas, e possam ser beneficiadas como eu fui.Beijos

JAQUELINE - SÃO BERNARDO DO CAMPO


Peço informações, sobre o curso de técnico em estradas a distancia. Preciso com urgência do certificado pois preciso na minha área profissional. Peço informações com urgência. obrigado

joao orion dorneles dos santos - antiagorss


Qual a sua visão, sobre o curso técnico em Gestão de RH, e o mercado de trabalho?

Ravenia - Goiânia


Fiquei sabendo aqui, que uma prova do Enem pode ser concluído o ensino médio. Precisa estar cursando?

Outra pergunta: Eliminei algumas matérias do telecurso há mais de 10 anos e faltam 3 matérias, também posso eliminá-las pelos exames do Telecurso ou fazer o exame do Enem que consigo a conclusão do ensino médio? Em novembro terá provas em São Paulo? E o que você acha de, eu me preparar para o Enem fazendo o curso pré-vestibular online?

Marluce C. R. - São Paulo


Gostaria de saber onde posso encontrar um curso a distancia de técnica de nutrição no rio de Janeiro

Carla - Rio de Janeiro