Fazer 400 pontos no ENEM, significa qual nota? Como é a correção?

Como é feito a correção das provas do ENEM, tanto a objetiva como a redação. Veja as regras para a correção da redação, como nos casos de discrepância na média dos dois corretores e quanto ela poderá ter nota zero.

Pergunta 1:

Qual nota terei que tirar no ENEM para conseguir tirar o certificado de conclusão do ensino médio no ENEM?

LUIZ FELIPE BLAK - Chapecó SC


Pergunta 2:

A redação do Enem tem um peso muito grande no resultado final da prova? Por que pelo que parece ela é de grande importância para a composição final da nota. Como é corrigida a reação do Enem e quais situações o aluno poderá ter nota zero ou zerar na redação?

A prova do Enem é super concorrida e muita gente fica com medo de ir mal na prova. Mas como ter certeza que seja não haverá erros na correção e um aluno ser prejudicado por isso. Como o Ministério da Educação efetua a correção das provas do Enem?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Bom depende de que 400 é esse. Como você deve saber a nota do Enem é construída a partir da média (simples ou complexa) das quatro provas objetivas e mais a redação. Então para saber a sua nota é preciso considerar tudo isso.

Na média simples você pega o resultado de cada uma das provas, mais a redação e soma os valores. Depois de somado, você divide por 5 e encontra a sua nota. Esta é a mais comum e é a nota usado no Emen, Sisu e algumas universidades. Mas existe a média complexa também. Veja o vídeo abaixo que explica direitinho as duas formas de você descobrir a sua nota no Enem.


Resposta para a pergunta 2:

De fato esta é uma preocupação bastante justificável pois dado ao enorme peso que a prova tem, seria bastante complicado haver erros na correção e consequentemente na eliminação injusta de um candidato. Veja como é feita a correção da prova objetiva e também da redação do Enem, segundo as informações do Ministério da Educação.

A correção da redação do Enem é a parte mais crítica da prova, já que ela é corrida manualmente por dois ou três corretores, dependendo do caso. Para entender como ela é feita, veja a resposta para a pergunta: Como é feita a correção da prova do Enem?

Quando a redação pode ser anulada?

Como a correção é feita manual, significa que haverá critérios subjetivos e neste caso é importante tomar cuidado para evitar que sua redação seja anulada ou que você obtenha nota zero, o que seria no mínimo frustrante. Segundo o site do Enem, existem algumas situações onde isso poderá ocorrer e de uma forma sintética as situações seriam essas:

Fuga do tema ou não atendimento ao tipo textual.A fuga do tema é você fazer uma redação que não foi solicitada e o não atendimento ao tipo textual é escrever sem usar o tipo dissertativo-argumentativo.

Redação em branco. Quando você não fizer a redação, ou seja, não escrever nada, obviamente ela será considerada em branco.

Redação com até sete linhas. Um texto muito curto poderá não ser o suficiente para expor de forma convincente seus argumentos, logo se ela tiver até 7 linhas será desconsiderada.

Redação mal feita ou desleixada. Quando por motivos intencionais o aluno fizer desenhos, usar termos que figuraria desrespeito aos direitos humanos e outras formas ultrajantes de tratar a redação, ela poderá ser anulada.

Naturalmente que escrevi de forma sintética e usando minha interpretação.

Correção da prova objetiva

Quando o aluno faz a prova ele precisa passar as respostas no chamado cartão-resposta onde constará as opções que ele fez de cada pergunta da prova. Então a correção é feita usando este cartão através de leitura óptica, algo já bastante comum em outros tipos de provas ou mesmo nas lotéricas para registrar os jogos. O MEC recomenda que se use caneta preta para anotar o cartão-resposta e assim evitar que haja problemas de leitura e consequentemente de correção.

Correção da redação

Já a correção da redação é bem mais complicada uma vez que ela é feita manual por dois corretores sendo que cada competência poderá receber no máximo 200 pontos e sabendo que são 5 competências então cada redação poderá obter nota máxima de 1000. Funciona assim:

  • Dois corretores fazer a correção sem um saber da nota que o outro deu;
  • Cada corretor dará a sua nota nas cinco competências podendo totalizar 1000 pontos;
  • A nota da redação será encontrada com a média da nota dos dois corretores;
  • Se houver diferença superior a 200 pontos na nota final ou superior a 80 pontos em uma competência, um terceiro corretor será chamado para fazer uma nova correção.
  • Se a nota do terceiro corretor for discrepante com pelo menos um dos dois primeiros, será considerada a média das duas notas qua mais se aproximarem.
  • Mas se a nota do terceiro for discrepante com os dois primeiros, a redação passará por uma banca composta de três corretores que dará a nota final.