Coordenação e eliminar matérias no curso técnico de enfermagem

Alguém sabe me informar sobre alguma escola técnica de enfermagem que façam cursos a distância e por eliminação de matérias para o curso de técnico de enfermagem, me informem por favor

Pergunta 1:

Alguém sabe me informar sobre alguma escola técnica de enfermagem que façam cursos a distância e por eliminação de matérias para o curso de técnico de enfermagem, me informem por favor...Obrigada...

Isabel - São Paulo


Pergunta 2

Fui convidada a ser coordenadora do curso técnico em enfermagem, e gostaria de saber o que é necessário para montar toda grade curricular, carga horária com estágios e disciplinas exigidas.

Mônica Faria - Rio de Janeiro

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Isabel, eu acho que vai ser um pouco difícil encontrar um curso técnico de enfermagem a distância, o motivo para acreditar nisso é que este curso, assim como outros da área da saúde exigem muitas atividades presenciais, afinal não se trata de um curso de conhecimento apenas, mas também de muitas práticas e um pouco de vivência na área. Não estou dizendo que não possa existir, mas que é mais difícil de encontrar.

Quanto a eliminação de matéria, ela é prevista em lei e possível sim na educação técnica, mas não há parâmetros fixos e definidos de quando poderá ocorrer a eliminação ou dispensa de certas matérias. O que acontece é que quando o aluno já tenha cursado determinada matéria ou vivência naquela área o suficiente para justificar a não necessidade de estudar aquela matéria, a escola poderá formar um conselho para analisar e julgar a situação e assim determinar a dispensa da matéria ou não. Mas isto dependerá muito da escola.

Você poderá consultar o catálogo do Ministério da Educação com todos os cursos técnicos através do site Sistec. Lá você poderá encontrar os cursos separados por cidade e escola.


Resposta para a pergunta 2:

Eu acredito que a própria instituição onde você irá trabalhar deve ter já todas as diretrizes para a formação da grade curricular, carga horária e as disciplinas são exigidas para a montagem de curso. Digo isso acreditando que o curso já exista e talvez esteja passando apenas por uma reformulação. Se não for este o caso, ou seja, se for um curso novo e estiver sendo montado agora o melhor caminho é você obter as informações junto ao Ministério da Educação, mais precisamente com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica também conhecida como SETEC (https://portal.mec.gov.br/setec/).

Neste link você encontrará uma série de informações a respeito dos diversos cursos de nível técnico e tecnológico do Ministério da Educação como carga horária de algumas diretrizes básicas, mas acredito que para montagem do curso talvez você precisar de mais informações que poderia ser obtido diretamente com a secretaria acima citado. Note que no link que eu coloquei você encontrará as formas de contato com a secretaria se caso não consiga poderá obter através do telefone 0 800 616161.