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O que é aprendizagem significativa e baseada em problemas?

Quando você tem um problema a resolver, é comum se esforçar para compreender o problema e depois criar a solução? O que é aprendizagem significativa e baseada em problemas?

A aprendizagem significativa e a aprendizagem baseada em problemas são duas abordagens educacionais distintas que enfatizam a compreensão profunda e a aplicação prática do conhecimento. Vamos explorar cada uma delas em detalhes:

Aprendizagem Significativa:

A aprendizagem significativa é uma teoria desenvolvida por David Ausubel que se concentra na importância de conectar o novo conhecimento ao conhecimento prévio do aluno. Ela considera que a aprendizagem é mais eficaz quando os novos conceitos são relacionados a ideias e informações já existentes na mente do aprendiz. Aqui estão alguns princípios chave da aprendizagem significativa:

  1. Integração com Conhecimento Prévio: Os novos conceitos devem ser relacionados a conceitos já conhecidos pelo aluno. Isso cria uma base sólida para a compreensão.
  2. Organização do Conhecimento: O novo conhecimento deve ser organizado de forma lógica e coerente em relação ao conhecimento prévio. A organização facilita a recuperação e a aplicação do conhecimento.
  3. Compreensão Profunda: O foco está na compreensão profunda e na construção de significado, em vez de na memorização superficial. Os alunos são incentivados a fazer conexões e ver o significado do que estão aprendendo.
  4. Relevância e Aplicação: Os alunos são motivados a ver a relevância do que estão aprendendo para suas vidas e a aplicar o conhecimento em contextos do mundo real.

Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP):

A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma abordagem pedagógica que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem. Ela enfatiza a resolução de problemas do mundo real como o motor principal da aquisição de conhecimento. Aqui estão alguns princípios-chave da ABP:

  1. Cenários de Problemas: Os alunos são apresentados a cenários ou situações complexas que representam problemas do mundo real. Esses cenários desafiam os alunos a explorar e resolver questões relacionadas a um tópico específico.
  2. Aprendizagem Ativa: A ABP promove a aprendizagem ativa, em que os alunos investigam, pesquisam e colaboram para resolver problemas. Eles são incentivados a buscar informações e recursos por conta própria.
  3. Integração de Conhecimento: A ABP requer que os alunos integrem conhecimentos de várias disciplinas para abordar o problema central. Isso promove uma compreensão mais holística e contextualizada.
  4. Avaliação Formativa: Os professores desempenham um papel de orientação, fornecendo feedback contínuo à medida que os alunos avançam na resolução do problema. A avaliação é formativa e focada no processo de aprendizagem.
  5. Desenvolvimento de Habilidades: Além do conhecimento, a ABP enfatiza o desenvolvimento de habilidades importantes, como resolução de problemas, tomada de decisões, trabalho em equipe e comunicação.

Em resumo, a aprendizagem significativa se concentra na compreensão profunda e na conexão do novo conhecimento com o conhecimento prévio, enquanto a aprendizagem baseada em problemas coloca os alunos no centro da aprendizagem, desafiando-os a resolver problemas autênticos e desenvolver habilidades práticas. Ambas as abordagens têm seus méritos e são usadas em diferentes contextos educacionais, dependendo dos objetivos de aprendizagem e das preferências pedagógicas.

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