Direito do consumidor: Comprei o produto, mas não levei

Após realizar uma compra em um final de semana em uma loja, quando já em casa me dei conta que esqueci o produto na mesma loja que realizei minha compra com a rotina do meu trabalho, Quando foi criado o código de defesa do consumidor no Brasil e desde então qual a importância que ele tem para as pessoas de maneira geral e também para as empresas. Houve algum avanço significativo com a implementação dele?

Após realizar uma compra em um final de semana em uma loja, quando já em casa me dei conta que esqueci o produto na mesma loja que realizei minha compra com a rotina do meu trabalho, sobrou um tempo depois de 3 dias, a pergunta é tenho o direito do meu produto mesmo apresentado o cupom fiscal?

jonatas - birigui SP

// Resposta

Não sei se entendi bem a sua pergunta e consequentemente a sua dúvida, mas parece que você comprou um produto esqueceu de levá-lo, depois voltou à loja para pegar o produto eles não quiseram entregar. Ficou esta dúvida.

Eu não saberia responder com certeza, mas a loja fez procedimento padrão para venda e entrega do produto, a partir do momento em que produto é entregue eu entendo que a responsabilidade para a ser do cliente, mesmo que este tenha esquecido o produto dentro da loja. Naturalmente que a loja encontrando o produto certamente irá guardá-lo e mediante apresentação do cupom fiscal é bem provável que eles façam entrega sem problema algum, especialmente se for um produto que tem a identificação em que consta no cupom fiscal.

Mas cada caso é um caso de não dar para fazermos juízo de todas as situações aqui. Eu recomendo que você procure a loja e leve o cupom fiscal e é bem provável que sendo encontrado p produto e podendo ser identificado, certamente entregarão. Mas caso tenha problemas é melhor procurar o serviço de proteção ao crédito da sua cidade que é Procon. Eles terão mais condições de ajudar nessas situações.

Importância código de defesa do consumidor?

Quando foi criado o código de defesa do consumidor no Brasil e desde então qual a importância que ele tem para as pessoas de maneira geral e também para as empresas. Houve algum avanço significativo com a implementação dele?

Sempre que há uma relação de consumo em que alguém vende um produto ou serviço e alguém compra é possível haver algum problema relacionado a entrega ou funcionamento deste produto, na qualidade da prestação do serviço oferecido ou mesmo no pagamento dos mesmos. Como nas vendas normalmente é a empresa que determina o preço e as condições de entrega e uso dos produtos é natural que recaia sobre ela a responsabilidade maior em que tudo funcione como o prometido na hora da venda.

O código de defesa do consumidor veio para dar transparência nas relação entre empresa e consumidor, determinando regras e limites para as operações, bem como servindo de parâmetros para a fiscalização e julgamento de causas comerciais envolvendo as duas partes. Desta forma sua importância tornou-se vital para os consumidores que passaram a ter uma proteção maior e para as empresas também foi importante pois determinou um novo patamar de qualidade de serviços oferecidos e produtos.

Antigamente se você comprava algum produto e ele não funcionava como o esperado, em muitos casos o problema era seu, afinal se você reclamasse era a sua palavra contra a da empresa. Hoje, como o código de defesa do consumidor, as empresas e os consumidores são sabem que o quadro é bem diferente e normalmente o consumidor passou a ser ouvido e atendido.