icone

Diferença entre massa e peso, volume e densidade

Veja os conceitos de peso e massa usados na física e no cotidiano. Veja também o conceito e diferenças entre volume e densidade usados para líquidos, por exemplo.

 

Quais os conceitos de peso e massa usados na física e no cotidiano. Qual o conceito e diferenças entre volume e densidade usados para líquidos, por exemplo.

PG – PG

// Respostas

Você entende bem de pesos e medidas? A melhor forma de testar seus conhecimentos é fazendo uma avaliação sobre pesos, medidas e volume e capacidade. São termos que fazem parte do seu dia a dia constantemente e mesmo que você não saiba o que significam, pode usar todos os dias na sua rotina.

Massa e peso

Massa é tudo aquilo que pode ser medido, ocupa um espaço e pode ser comparado. É a quantidade de matéria que há em um corpo. Se você tem um copo de suco que pesa três quilos, ele pesa três vezes mais que um copo que pesa um quilo e aí temos uma medida de massa. Se um objeto pode ser medido em quilos, você tem uma massa. Ela ocupa um espaço também no ambiente.

O peso é a medida de massa em números. É comum as pessoas lembrarem de peso quando pensam em física, pois é um conceito físico também. Neste sentido temos a conhecida fórmula de força, que é F = m.a, ou força é igual a massa versos aceleração. Um conceito ensinado no ensino médio que resolve mais de vinte questões de física ao mesmo tempo.

Outra forma de definir o peso em relação à física é que este é a forte interação da massa do planeta Terra e a massa do objeto sobe o qual a força atua. É medida em Newton, recebendo este nome por ter sido este físico que descobriu e denominou tais forças.

Densidade e volume

Volume é o espaço que uma massa ocupa em um objeto. Temos como o exemplo o volume total de um cubo, de um quadrado, de um balde. Ele é medido em gramas por mililitros. O volume é a quantidade que há de matéria em um corpo, que pode variar em diversos itens como temperatura, pressão atmosférica e peso do objeto, bem como se ele está em movimento ou não.

Muitas pessoas usam estas unidades de medida no dia a dia e também resolvendo problemas matemáticos também. A densidade é a relação direta que existe entre a massa e o volume de algum objeto. Ao analisar você vai ter a densidade de um objeto se é maior que a outra. A unidade de medida de uma densidade é medida em gramas por mililitros (g/mL).

Densidade e volume são medidas muito usadas em líquidos em cálculos escolares e para obras de engenharia e arquitetura. Físicos usam tais conceitos em seu cotidiano e sabem perfeitamente definir a diferença, pois caso errem a obra pode não funcionar.



 

Outras Perguntas Frequentes: