Qual a diferença de vacina, injeção e soro?

Qual é a principal diferença entre vacina e injeção? Não é a mesma coisa, ou tem diferença? Quais as diferença entre vacina e soro em termos de aplicações de medicamentos no combate ou prevenção de doenças?

Pergunta 1:

Qual é a principal diferença entre vacina e injeção? Não é a mesma coisa, ou tem diferença?


Pergunta 2:

Quais as diferença entre vacina e soro em termos de aplicações de medicamentos no combate ou prevenção de doenças?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Injeção é usada quando você vai ao hospital com algum problema, ex. inflamação de garganta, problemas renal e outros. vacina, evita doenças que poderão matar muitas pessoas porque a vacina é para eliminar doenças que matam. ex caxumba,paralisia infantil, gripe para idosos e pessoas que tem problemas respiratórios, febre amarela, e muitas outras

elena manzatto - são paulo


Do ponto de vista prático e sobretudo no modus operandi as duas coisas são iguais, ao tomar uma vacina a agulha vai entrar da mesma forma que uma injeção, hehehe. Mas a vacina é geralmente usada no sentido preventivo, enquanto que a injeção geralmente é aplicada no sentido corretivo. Em outras palavras, a vacina contém o medicamento usado para prevenir a ocorrência de doenças e assim antecipar e evitar que elas apareçam, já a injeção contém os medicamento que visa combater uma doença já existente no corpo.


Resposta para a pergunta 2:

O soro tem por objetivo prevenir as doenças, o que possibilita um menor custo beneficio público ou pessoal, enquanto a vacina cura as doenças, gerando um custo beneficio maior. Pois o tratamento sempre é mais caro e mais doloroso ao paciente. Logo, o melhor a se fazer é, a prevenção da doença ao invés da cura da doença.

Ariane de Oliveira Duarte - Santo Antônio do Tauá