Curso Técnico em Radiologia a distância ou faculdade tecnólogo?

Onde encontrar o curso técnico em radiologia na internet para consulta de escola, locais do curso ou se é distância, entre outras informações.

Pergunta 1:

Boa tarde. Onde moro não esta disponível o curso técnico em radiologia como devo fazer para esta realizando o curso a distancia. Ou a cidade mais próxima para eu está me especializando na área o obrigado

Tabata - São Roque


Pergunta 2:

Desejo fazer um curso, pensei em uma formação na área da saúde "radiologia" porem estou em dúvida o que seria melhor, a faculdade tecnólogo, ou o curso técnico qual o melhor salário e como funciona cada um já formado?

Zuleide - SANTO ANDRE

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O Ministério da Educação tem um site onde ele mostra todos os cursos superiores e as escolas que estão autorizadas a ofertar os cursos, inclusive mostra se o curso é presencial ou a distância, gratuito ou pago, etc. Mas isto vale apenas para a educação superior (faculdade). Como seu interesse é por curso técnico não existe um local onde possamos fazer esta consulta.

O Curso Técnico e Radiologia é um pouco específico e não tenho certeza se o mesmo está disponível a distância, já que ele exige algumas práticas laboratoriais que você não conseguiria fazer em sua própria casa, concorda?

Contudo, creio que o melhor caminho seria o seguinte:

1) - Entre em contato com a Secretaria de Educação Tecnológica do Ministério da Educação. (Clique Aqui para ir para a página de contato deles). Escolha as opções E-TEC BRASIL ou Pronatec. Caso desejar poderá também falar com eles pelo telefone 0800 disponível nesta página. Esta secretaria é responsável pelo planejamento, orientação, coordenação e supervisão de cursos técnicos e tecnológicos.

2) - Se ainda assim não conseguir, sugiro que você entre em contato com algumas escolas técnicas que poderão ajudar. Acesse este link para ver uma relação de escolas técnicas no Brasil. Não são todas, mas são as principais e talvez você consiga encontrar o curso técnico em radiologia em alguma delas. OK.


Resposta para a pergunta 2:

Olha Zuleide é difícil afirmar o que é melhor e principalmente o que lhe poderá dar um salário melhor, afinal nem sempre a formação é a que determina isso, por isso seria leviano apontar um em detrimento do outro. Como não sou da área de radiologia e não conheço bem o dia a dia desta profissão preciso me pautar em termos gerais de cursos técnicos e cursos superiores para chegar a uma conclusão mais palpável.

Há um pensamento e um discurso de muitos profissionais e até acadêmicos que o mercado de técnicos são muito bem aceitos no mercado de trabalho. Talvez a razão para isso seja o fato dos cursos técnicos serem bastante direcionados para a prática do dia a dia do trabalho, enquanto que uma faculdade emprega também bastante conhecimento teórico e conceitos que também são necessários, mas pode demandar mais tempo para a formação.

Não podemos deixar de considerar também o fato de um curso superior dar uma formação mais sólida e isto poderá ser útil em termos de concorrer a uma vaga de trabalho. Eu recomendo você dar uma olhada nas  discussões que ocorre sobre a profissão de radiologia nas redes sociais. Há muitos radiologistas e estudantes de radiologia que deixam comentários nesses espaços. Procure no Facebook por grupos de radiologia. Acredito que possa ser útil.