Open English e curso profissionalizante é reconhecido pelo MEC?

Quero fazer o curso online Open English e preciso saber se o mesmo tem certificação e é reconhecido pelo MEC? Gostaria de saber se o curso profissionalizante que estou fazendo tem autorização do MEC? Faculdade a Distância em São Paulo - SP, segundo o MEC

Pergunta 1:

Quero fazer o curso online Open English e preciso saber se o mesmo tem certificação e é reconhecido pelo MEC? Podem indicar cursos confiáveis de preferencia algum que seja online. Desde já agradeço vossa atenção.

Paulo Palma - RJ/RJ


Pergunta 2:

Gostaria de saber se o curso profissionalizante que estou fazendo em meu município-Pindamonhangaba-SP tem autorização do MEC para o seu funcionamento?

Na listagem de cursos técnicos do município, não consta!!

Debora Jaguaribe - Pindamonhangaba/SP


Pergunta 3:

Onde eu posso fazer uma faculdade a distancia em São Paulo Zona Norte, se tiver gratuita eu agradeço, minhas condições não permite pagar por uma agradeço a atenção

Maria Helena - São Paulo

Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Para explicar melhor é preciso entender  os diversos níveis de cursos no Brasil. Existem, por exemplo, os cursos superiores, técnicos e livres. Os cursos superiores passam por um rigoroso processo do Ministério da Educação como credenciamento das instituições, autorização e reconhecimento dos cursos. Os cursos de nível técnico também são submetidos à supervisão do MEC.

Cursos livres

Já os cursos livres não passam por reconhecimento do Ministério da Educação, pois como o próprio nome diz, são livres e podem ser criados sem a necessidade de autorização do MEC. Os cursos livres podem ser os de inglês, como é o caso do Open English, de computação, de bordado, de cabeleireiros, etc. Desta forma é importante citar que não existe intervenção do MEC para cursos de inglês e outros de natureza livre.

Os cursos autorizados pelo Ministério da Educação podem ser consultados aqui: https://emec.mec.gov.br/


Resposta para a pergunta 2:

Quando você diz cursos profissionalizantes é bem provável que esteja fazendo referência a aquilo que nós chamamos de cursos livres que são esses cursos que acontecem em diversas escolas como cursos de idiomas, de informática, diversos cursos da área administrativa como secretariado, escrita fiscal entre outros mais. Se for referente a esses cursos que você estiver citando não há necessidade de reconhecimento ou autorização do Ministério da Educação para que essas escolas funcionem ou ofereça seus cursos, pois como o próprio nome diz que são livres.

A atuação do Ministério da Educação entra na educação formal que aquela composta pelo ensino fundamental e ensino médio, depois nos cursos técnicos e na educação superior tanto em graduação como em pós-graduação. Para esses cursos há a necessidade de autorização e existe não só o acompanhamento como a fiscalização pelo Ministério da Educação, mas no caso dos cursos livres ou profissionalizantes o Ministério da Educação não atua diretamente sobre eles.


Resposta para a pergunta 3:

A cidade de São Paulo não é apenas a maior cidade do país, é também um grande polo econômico, cultura e educacional, principalmente na educação superior onde figuram algumas das melhores faculdades e universidades do país. Com a expansão da educação a distância, a cidade passou a ser também beneficiada pela enorme quantidade de faculdades EAD que oferecem cursos na grande São Paulo.

Para ter uma ideia melhor disso e tentar responder melhor sua pergunta, fui ao site do MEC para consultar quais as opções de cursos a distância em nível superior estão disponíveis em SP.

O resultado foi uma lista de 513 cursos e como seria muito complicado colocá-los todos aqui, vou mostrar o mesmo caminho que fiz para que você mesmo possa consultar no site do Ministério da Educação. Siga os passos abaixo:

Acesse o site https://emec.mec.gov.br/

Preencha o formulário de consulta conforme mostrado na imagem abaixo:

faculdades EAD em São Paulo

Depois clique em Pesquisar e observe os resultados na parte inferior da tela com a relação de todos os cursos a distância com o filtro que você informou no formulário. Para obter informações sobre ele como o endereço onde ele é ofertado, situação como autorização e reconhecimento, entre outros, basta clicar no botão de pesquisa no final de cada linha.

Para procurar por cursos gratuitos a distância, basta marcar a opção sim em Gratuidade do curso.