icone

Crédito Consignado, o que significa empréstimo consignado?

Crédito Consignado, o que significa empréstimo consignado? Vale a pena fazer um empréstimo consignado para pagamento de contas ou comprar itens de necessidade?

 

É como lermos em placas de estacionamentos de veículos a palavra consignada e também nos bancos que oferecem o chamado crédito consignado. Mas o que isto significa exatamente? É algum tipo especial de empréstimo ou financiamento?

PG – PG

// Respostas

Este termo é usado em várias operações, algumas não relacionadas a crédito ou financiamento. No caso dos bancos o termo geralmente é composto como “crédito consignado” ou “empréstimo consignado”. Esse tipo de empréstimo é aquele que o banco faz o desconto direto na folha de pagamento ou no benefício que ele recebe do INSS. Para que isto seja possível é necessário que o cliente autorize o banco a fazer o débito já que sem a autorização do cliente isto não poderá ocorrer.

Vale a pena fazer um empréstimo consignado?

O ideal é sempre não emprestar, seja lá qual for a modalidade, mas quando de fato for necessário, então a esta modalidade pode ser uma alternativa viável e as vezes com juros mais baixos já que o banco tem a garantia de que irá receber, uma vez que o pagamento é descontado diretamente na folha de pagamento do salário ou d benefício do INSS.

Outra análise que deve ser feita é a finalidade do uso do dinheiro, se for para uso em algo de primeira necessidade, então é possível afirmar que vale a pena. Mas fazer empréstimo para compras fúteis não é nem de longe uma boa alternativa.

Onde contratar?

Nos bancos públicos como a Caixa e o Banco do Brasil, bancos privados como o Bradesco, Itaú, Santander, HSBC e outros.



 

Outras Perguntas Frequentes: