Como solicitar a ligação de energia elétrica para casa?

Quando uma casa não tem energia elétrica ou quando uma pessoa for fazer a construção em um terreno que também não tem luz, o que deve ser feito para solicitar a ligação da energia elétrica? Por que conta de luz e não conta de energia elétrica? Existe uma conta de consumo diferente da outra ou isto é mera tradição das pessoas.

Quando uma casa não tem energia elétrica ou quando uma pessoa for fazer a construção em um terreno que também não tem luz, o que deve ser feito para solicitar a ligação da energia elétrica? Basta ligar na distribuidora e pedir a ligação?

// Respostas

O procedimento para solicitar a ligação da energia elétrica em uma casa pode sofrer variações em função de que as distribuidoras de energia elétrica poderá estabelecer condutas diferenciadas para a sua área de atuação. Como existem diversas operadoras atuando no Brasil, seria difícil dizer quais são todos os seus procedimentos.

Elektro

Acredito que o exemplo da Elektro que atende minha cidade deve ser muito similar em outras distribuidoras. Como funciona na Elektro?

Primeiro é necessário fazer a compra do poste padrão o que é usado pela companhia de energia elétrica para fazer a ligação em sua casa. O poste padrão ou poste produto deve ser comprado em lojas específicas como as lojas de materiais de construção ou material elétrico. Eu comprei recentemente se paguei e R$ 710,00 pelo poste já instalado e pronto para receber a ligação.

É importante observar se você pretende usar o poste monofásico, bifásico ou trifásico, sendo o bifásico um dos mais comuns. No modelo bifásico há ainda uma classificação que é: B1 para ligação simples, B2 para os casos mais comuns e B3 para residências onde haverá muito consumo de energia e máquinas que demandam muito consumo.

Após a colocação do poste padrão é necessário ir até a companhia de energia elétrica de solicitar a ligação. Não a custo para a ligação ficando apenas a conta de energia que você usar a partir daí.

Por que conta de luz e não conta de energia elétrica?

Normalmente ouvimos a expressão conta de luz em referência a conta mensal que pagamos do consumo de energia elétrica em nossa residência, comércio ou indústria. Por que é usado esta expressão luz e não diretamente energia? Existe uma conta de consumo diferente da outra?

Esta é uma boa pergunta e de fato é muito comum ouvirmos mesmo a expressão conta de luz. Acredito que a razão para o uso desta expressão e não a forma correta tem raízes históricas, isto é, logo que a energia elétrica passou a ser usada em escala o primeiro benefício que ela trouxe foi na verdade a luz artificial, logo é bem possível que no começo a expressão conta de luz fizesse bastante sentido, pois era isso mesmo que acontecia. Com o passar to tempo outros aparelhos começaram a ser inventado ou transformado o seu uso com a energia elétrica como forma para movimentá-los ou fazerem funcioná-los. Mas como a ideia já estava bastante enraizada seu uso continuou a permanece em uso em alguns casos ate o dia de hoje.

Conta de energia elétrica

A conta de energia elétrica é a expressão correta que é inclusive a forma usada, principalmente em redações mais formais, como em documentos ou matérias jornalísticas de mais credibilidade. A expressão conta de luz quando usada é de maneira informal e as vezes no uso popular.