Como saber se o EJA na escola particular e legalizado?

Existe como saber se ma escola ou colégio que ofereça o EJA é legalizado ou autorizado pela Secretaria de Educação para esta modalidade? Existe a necessidade de autorização?

Pergunta 1: Quero saber se a escola particular que tem o EJA está regularizado pela secretaria de educação,gostaria de saber também se estudar pela escola particular sem frequência de aula se precisa fazer o provão.

Cleyton - Rio de Janeiro


Pergunta 2: Qual garantia eu posso ter do supletivo EJA? Ele é ligado com a secretaria de educação publica? Qual garantia eu vou te que eu não vou ser enganado que realmente e um colégio serio e em quanto tempo eu posso conclui o ensino médio, e todas as escola do EJA as aulas são a distância?

André Lobo - Taguatinga DF

// Respostas

Resposta para a pergunta 1

O EJA é uma modalidade de ensino destinado a jovens e adultos que não concluíram o ensino fundamental ou ensino médio na idade que chamamos de idade ideal, antigamente era conhecido como supletivo, mas hoje a sigla EJA que é usada para representar esta modalidade de educação. Pode ser oferecido tanto pela rede pública como pela rede particular, embora a maioria das opções é oferecida em escolas públicas, as escolas particulares também podem oferecer o ensino de jovens e adultos através desta modalidade.

Frequência de aula

Quanto a frequência eu não saberia te dizer, que como a escola é particular, provavelmente cada uma adota uma estratégia diferente, mas acredito que você deva ir às aulas sim, caso contrário não justificaria pagar uma escola onde você não precisa ir estudar.

Autorização

O importante neste caso é saber se a escola está ou não autorizada pela Secretaria Estadual de Educação para oferecer esta modalidade de ensino. Como você está no estado do Rio de Janeiro, eu sugiro que você acesse o site da Secretaria Estadual do Rio através do endereço https://www.rj.gov.br/web/seeduc/ e obtenha esta informação, caso ela não esteja disponível no site você poderá entrar em contato por email ou telefone com secretaria de educação informando o nome da escola que você deseja consultar e qual a situação dela perante a secretaria.

Estado de São Paulo

No estado de São Paulo é possível consultar diretamente no site https://www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_escolas.asp a relação das escolas públicas e particulares que podem atuar nas diversas modalidades de educação desde a educação infantil até o ensino médio, inclusive as escolas com o supletivo a modalidade EJA.


Resposta para a pergunta 2:

Garantia é algo complicado e em termos de educação há muita coisa que não se deve confiar. Ao que posso falar é que existem escolas boas e outras nem tanto, isto acontece em todas as modalidades de educação, inclusive no EJA. Contudo é preciso entender que a modalidade de educação de jovens e adultos em escolas públicas e particulares passam pela supervisão da secretaria estadual de educação e portanto todas as escolas que oferecem o supletivo precisam estar alinhadas a isso.

Se você tem alguma dúvida em relação a escola que você irá estudar, recomendo entrar em contato com a secretaria estadual de educação do seu estado ou uma delegacia de ensino mais próxima para fazer uma consulta e verificar se aquela escola está autorizada a oferecer o EJA. Se a escola for estadual ou municipal, esta consulta é desnecessária. OK?

Normalmente o EJA presencial ocorre em 1 ano e meio para o ensino médio.