Como recuperar o número do meu CPF ou tirar 2ª via?

Veja duas perguntas sobre como encontrar o número do CPF e emitir uma segunda via, respectivamente. Veja as respostas de como isso pode ser feito.

Pergunta 1: Eu tirei meu CPF recentemente e perdi o papel do comprovante com o número dele. Tinha salvado o número em meu notebook, mas ele está pro conserto e agora perdi. Preciso dele pra consultar a minha inscrição no EMEN, como faço pra recuperar?

Camila Castro - Ponta de Pedras


Pergunta 2: Eu gostaria de receber a segunda via do meu CPF para mim poder fazer concursos por que sem o meu CPF eu não posso fazer o curso e si eu não tiver o meu CPF eu não posso fazer nenhum concurso.

Rodrigo Duarte Gomes - rio branco- acre


// Respostas

Resposta para a pergunta 1: Se você precisa recuperar o número do seu CPF existem basicamente dois caminhos apenas para fazer isso, que é procurar em algum lugar que o tenha usado ou diretamente na Receita Federal.

Mesmo sendo novo é possível que o tenha usado em algum lugar como na abertura de uma conta bancária, um crediário em uma loja da sua cidade ou até em algum site onde tenha preenchido um cadastro. Matrícula em uma escola também é normal o uso do CPF. Existem muitas situações onde o número deste documento é usado e portanto pode ser que o reencontre ali.

Receita Federal: A segunda opção e mais indicada é ir até uma agência de atendimento da Receita Federal. Neste caso eles poderão fazer um consulta pelo seu nome para encontrar seu cadastro e consequentemente o número do seu CPF.

Uma vez que tenha encontrado, recomendo pedir para colocar o número do CPF no seu documento de identidade ou o RG, assim você terá os dois números em um documento só.

Resposta para a pergunta 2: Emitir 2ª via

A questão da segunda via do CPF causa bastante dúvidas entre as pessoas e na verdade a questão das simples. Na verdade não existe uma segunda via para o CPF, uma vez que a Receita Federal não usa mais aquele documento impresso do CPF que era como antigamente, ou seja, atualmente a única coisa que vale é o número dele e portando você não precisa de um documento impresso pela Receita Federal dizendo que aquilo é o CPF, basta apenas ter o número e terá o mesmo valor no lugar que você for utilizar.

Agora se você não sabe o número do seu CPF e precisa recuperá-lo, neste caso você precisará procurar uma agência de atendimento da Receita Federal no Brasil. Caso queira ter o número impresso em um documento, poderá fazer isso solicitando a inclusão dele no seu documento de RG, nesse caso você terá em um único documento o número da identidade e do CPF. Portanto, de acordo com as informações do site da Receita Federal não há na verdade uma segunda via do CPF, use apenas um número dele.


Eu também estou com o mesmo problema, mas irei ate a escola pra ver se ainda esta lá o numero, se não tiver lá vou ter que ir na receita federal pra recuperar.

Edejaime - Sampaio - To


Eu moro em uma cidade que não tem receita federal se eu não lembrar o numero do meu CPF vou ter que viajar a outra cidade,e eu não tenho nada em meu nome e nem compro em lugar nem um, onde eu poderia conseguir o numero, por isso estou aqui,

Se alguém poder me ajudar eu agradeço de coração pois estou precisando com urgência do numero e não tenho dinheiro para ir a outra cidade na receita federal para arrumar.

tais divina do prado pereira - centralina mg