Como gerar energia solar ou do sol em casa?

É possível gerar energia elétrica em casa e utilizar esta energia elétrica em aparelhos eletro eletrônicos que usamos em nossa residência? O que é preciso ser feito para gerar energia elétrica em casa? Isto é legal?

Muito se fala em geração de energia a partir da utilização do sol como fonte energética, mas como a energia solar pode ser utilizada em termos práticos, como por exemplo: gerar e consumir esta energia em casa?

Resposta:

A energia solar é tida como uma energia limpa e provavelmente é uma das fontes mais cotadas para ser usadas daqui para frente em função da enorme demanda por energia elétrica de uma possível escassez das fontes usadas até o momento. Mas como a energia do sol é produzida?

É sabido que todas as formas de energia podem se converter, a energia solar não é diferente. A radiação solar pode ser convertida em calor, isto é, energia térmica e também em eletricidade, energia elétrica.

O mais interessante ainda é saber que qualquer uma delas, tanto a energia térmica, quanto a energia elétrica, podem ser convertidas em energia mecânica, em outras palavras, movimento.

Desta forma, muito pode ser feito com a energia solar. Quando pensamos no melhor para a natureza e para o mundo de forma geral, começamos a buscar formas alternativas de gerar energia, não apenas economizando matéria prima, mas podendo ofertar formas de energia em locais muito pobres e de difícil acesso.

Você pode utilizar a energia solar para aquecer a água, o que é chamado de solar térmico. Neste caso, precisa-se de coletores solares, que são colocados nos telhados das casas e que transformam o calor do sol em fluido e consegue assim esquentar a água. É uma forma muito econômica de esquentar água.

Neste sistema você consegue esquentar água e ar até 70 graus e o investimento inicial requerido é logo recuperado pela economia.

Outra utilidade da energia solar é na produção de eletricidade, chamado de solar fotovoltaico. Os coletores fotovoltaicos são uma forma de estrutura feita com semicondutores que recebem a radiação solar e conseguem produzir então a corrente elétrica.

Como a energia do sol ou solar é produzida?

A energia do sol e energia solar é produzida a partir do momento em que as placas fotovoltaicas fazem a captação dos raios solares e transforma esses raios ultravioletas que geram muito calor em energia elétrica. As placas são o ponto forte da captação da energia solar ou do sol. Existe também um sistema para fazer a conversão é o aproveitamento desta energia. Mas a energia solar pode ser usada também para outros fins que é muito comum no Brasil que é o aquecimento da água para ser usado em chuveiros e torneiras. Muita gente não sabe mas nesse caso você não está necessariamente produzindo energia elétrica e sim usando a energia solar é o calor que provêm dela para fazer um aquecimento da água.

No Brasil a ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica aprovou a a resolução 482 que permite a microgeração de energia elétrica a partir da energia solar ou energia eólica, com isso a pessoa poderá produzir energia elétrica em casa e lançar na rede elétrica na distribuidora do seu município, assim aquilo que você não gasta você passa para a rede aproveitar e ganha por isso.

Como gerar energia elétrica em casa?

É possível gerar energia elétrica em casa e utilizar esta energia elétrica em aparelhos eletro eletrônicos que usamos em nossa residência? O que é preciso ser feito para gerar energia elétrica em casa? Isto é legal?

Sim é possível uma pessoa gerar energia elétrica em sua própria casa e utilizá-la para os equipamentos eletroeletrônicos que ele possui em casa. Além deste quadro existe ainda uma possibilidade que é você gerar energia em casa de distribuir para a rede elétrica da sua cidade e fazer a troca com aquilo que você gasta. Esta possibilidade é conhecida como microgeração de energia elétrica e foi regulamentada pela Aneel que é a Agência Nacional de Energia Elétrica que publicou a resolução normativa 482 em abril de 2012 que permite uma pessoa fazer a microgeração de energia elétrica em casa e distribuir o excedente para a rede elétrica do seu município.

Para gerar energia elétrica em casa você poderá fazer através da energia eólica ou da energia solar, por exemplo. Nos dois casos você precisará comprar os equipamentos adequados e fazer a instalação adequada em sua casa. Veja abaixo algumas opções de você poderá comprar esses produtos e fazer a instalação de  forma adequada para gerar energia elétrica para uso em sua casa ou para microgeração de energia visando a distribuição do excedente para a rede elétrica.

https://www.google.com.br/#q=energia+solar+kit+completo

https://www.google.com.br/#q=energia+eolica+kit+completo