Como fazer print da tela e colar no Word, criar link, sumário e nota de rodapé?

Como colocar nota de rodapé, criar índice ou sumário, criar link para site no Word, o editor de texto da Microsoft? Veja as respostas para essas perguntas sobre o uso do principal programa de edição de textos do mercado.

Pergunta 1:

Como eu faço para tirar uma cópia da tela ou dar um print e colar em um arquivo do Word ou outro programa que eu esteja usando no momento? É possível copiar qualquer coisa da tela e jogar no programa para que possa ser cortado e assim se aproveitado para uma atividade qualquer?


Pergunta 2:

O que são as notas de rodapé que existe em programas editores de texto como o Microsoft Word? Para que serve isso e como colocar nota de rodapé em um arquivo em que eu estiver editando no Word?


Pergunta 3:

Uma das grandes dores de cabeça em fazer um trabalho no Word ou redigir um texto grande é a criação do sumário que nada mais é do que o índice com os assuntos do documento e o número das páginas em que inicia cada um desses assuntos? Como criar índice ou sumário no Word de maneira fácil?


Pergunta 4:

Tem como criar link dentro de um documento word para o próprio documento? Quero escrever os tópicos na primeira página e abaixo explicar cada um. O que eu queria saber é se há possibilidade de clicar em um desses tópicos e ele mostrar diretamente o que eu quero sem ter que rolar a página até o assunto desejado.

Carlos Roberto Lemos Ferreira - Itaperuna - RJ

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Fazer um print da tela é o mesmo que copiar literalmente toda a tela e isto é feito através da tecla Print Screen que você tem no seu teclado. Toda vez que você pressiona essa tecla o Windows captura a tela inteira e coloca ela na chamada a área de transferência, possibilitando assim que você possa colar essa imagem em qualquer programa que dê suporte a imagem. World, Excel, Power Point e outros programas similares permitem que você cole uma imagem que foi capturada com a tecla Print Screen. Então após capturar a tela basta ir num desses programas qualquer entrar na opção colar ou simplesmente pressionar a tecla CTRL + V.

Tecnicamente é possível você copiar qualquer coisa que está na tela, uma vez que quando você pressiona a tecla Print Screen ele cópia tudo. Mas existem algumas coisas que podem ter limitações de direitos autorais como em algum site que você esteja navegando na internet, nesse caso é necessário analisar a questão do direito autoral para saber se aquilo pode ser copiado ou não.


Resposta para a pergunta 2:

As notas de rodapé são aquelas anotações localizadas ao final de uma pagina e que tem como função melhor esclarecer conteúdos do texto que necessitam de informações externas. É uma maneira de fornecer ao leitor uma informação externa mas que de certa forma é pertinente ao conteúdo do texto que esta sendo lido. Varias notas de rodapé podem ser inseridas em uma única pagina, por isto, a conexão entre a nota de rodapé e sua parte do texto normalmente é feita através de uma numeração.

A maneira mais fácil para se inserir uma nota de rodapé no WORD é da seguinte maneira:

  • 1- Coloque o cursor do mouse no ponto do texto ao qual deseja inserir a marca da nota de rodapé, e pressione o botão esquerdo do mouse para fixar a barra de inserção “Aquela barrinha que fica piscando e de onde saem as letras quando você esta digitando”.
  • 2- Em seguida pressione a seguinte combinação teclas em seu teclado, CTRL+ALT+F.
  • 3- Assim que estas teclas forem pressionadas o Word irá inserir a nota de rodapé ao final da página do texto.  Agora vá até o final da pagina e insira o texto da nota de rodapé como desejar.

Resposta para a pergunta 3:

Um índice ou sumário no Word é usado para mostrar qual é o conteúdo daquele documento a partir dos seus títulos e subtítulos e em quais páginas inicial cada um desses tópicos. O recurso é muito utilizado em livros, revistas, documentos acadêmicos estudantis, entre  outros tipos de publicações. Muitas pessoas fazem um sumário manual e embora isto seja possível mas é mais trabalhoso e onera bastante o tempo de formatação. O Word permite trabalhar com sumário automático, contando que você venha tomar alguns cuidados para que ele funcione corretamente.

Etapas

Primeiro digite todo o texto do documento e nos títulos e subtítulos você deverá usar os estilos corretos. Você deverá selecionar um a um e aplicar os estilos Título 1 e Título 2 para títulos e subtítulos, respectivamente.

Após fazer isso em todo o documento, volte à página inicial e posicione o cursor onde deseja inserir o sumário, logo em seguida clique no menu Referências e depois no botão Sumário. Escolha o estilo do sumário e ele será aplicado automaticamente.

Existe um método bastante simples e eficiente de inserir um índice em um documento do Word. Siga as instruções abaixo divididas em três etapas:

Etapa 1: O conteúdo

Primeiro crie um documento no Word e na página 2 digite: Introdução e um texto qualquer abaixo. Depois na página 3 digite: Justificativa e um texto qualquer. Inclua nas páginas seguintes o conteúdo abaixo:

  • Pag 4: Público alvo +texto
  • Pag 5: Concorrência +texto
  • Pag 6: Objetivos +texto
  • Pag 7: Concorrência +texto
  • Pag 8: Anexo +texto
  • Pag 9: Referências Bibliográficas +texto

Etapa 2: A formatação

Volte a página 2 e selecione o texto Introdução, com ele selecionado clique no botão Título 1 na barra superior, como mostrado na figura abaixo:

Inserir índice no Word

Faça o mesmo com os demais títulos, ou seja, selecione o texto Justificativa e marque como Título 1, depois repita o procedimento para concorrência e assim por diante.

Etapa 3: O Índice

Depois de formatado todo o texto, volte a página 1 e posicione o cursor no local desejado para inserir o sumário ou índice. Clique no menu Referências, depois em sumário e por fim em sumário automático 1.

Inserir índice no word


Resposta para a pergunta 4:

Carlos. Isto é possível sim. Vamos considerar que você tenha um documento com cinco páginas, sendo a primeira página o índice e as demais páginas o conteúdo. Vou explicar passo a passo: No início de cada página (ou onde você quiser) insira um Indicador. Para isto, coloque o cursor no local desejado e clique no menu Inserir e depois Indicador. Dê um nome para o marcador. Faça isto para todas as páginas de conteúdo. Na página um, selecione o texto onde quer inserir o link e clique no menu Inserir e depois em Hyperlink. Na opção Vincular a (lado esquerdo da janela) selecione Colocar neste documento. Selecione o Marcador desejado e dê OK. Repita este passo para os demais links. Para usar o link, você precisará pressionar a tecla CTRL e depois clicar no link.