BO Online: perda de documentos, agressão e perfil falso

Existe a possibilidade de fazer um BO ou Boletim de Ocorrência online de perda de documentos? Qual site devo entrar para emitir o BO e o que é preciso ter em mão para isso?

Pergunta 1: Existe a possibilidade de fazer um BO ou Boletim de Ocorrência online de perda de documentos? Qual site devo entrar para emitir o BO e o que é preciso ter em mão para isso?


Pergunta 2: Como faço um boletim de ocorrência pois não estou conseguindo fazer em se tratando de tentativa de agressão

Vagner da Silva Pereira - SBC SP


Pergunta 3: Quero saber se posso fazer via internet um BO sobre uma pessoa que roubou foto do meu orkut e fez vários orkuts falsos me ameaçando, a mim e uma amiga minha, como devo proceder, fizeram inclusive orkut pra denegrir minha imagem e de meu filho. Como posso fazer? obrigada

Leslye de Carvalho Santos - São Paulo

// Respostas

Resposta para a pergunta 1: Se a pessoa estiver no estado de São Paulo o endereço é: https://www.ssp.sp.gov.br/nbo/. Neste site que é da Delegacia Eletrônica do estado de São Paulo existe a opção para registrar um boletim de ocorrência relativo a perda de documentos, como documentos pessoais, talão de cheque, cartões de banco ou crédito, documentos de veículos, entre outros. Você deverá estar atento às seguintes informações:

Documentos Pessoais

Será necessário informar os números dos documentos (RG e CPF) do responsável ou representante legal.

Talões de Cheques e/ou Cartões

Neste caso é também necessário fornecer as seguintes informações: Nome do Banco, Agência, Número da Conta Corrente e a Numeração das folhas do talão de cheques perdido ou furtado.

Documentos do Veículo

Neste caso também será necessário especificar quais foram os documentos furtados ou perdidos (CRV, CRLV, DPVAT e IPVA).


Resposta para a pergunta 2:

Vagner. O Boletim de ocorrência que pode ser feito pela internet é voltado para situações de furtos, perdas de documentos e algumas ações mais simples. No caso de tentativa de agreção, creio que você precisará procurar um plantão policial para registrar um BO presencial. Dá uma olhada no site da Delegacia Eletrônica de SP e veja se este tipo de ocorrência pode ser feito via internet, mas te adianto que certamente não será possível.

Luis - Limeira/SP


Resposta para a pergunta 3

Laslye. Fiz a edição do texto de sua pergunta, pois havia um termo que julgue inadequado para a publicação. Sua pergunta é importante e a minha resposta certamente ela servirá de parâmetro para outras situações também. Primeiro o termo fakes (falso) vem sendo empregado em casos de pessoas que clonam perfis de outros usuários. O seu caso é um típico caso de fakes. Não existe uma legislação específica para a internet no Brasil e isto dificulta muita identificar e punir os responsáveis neste tipo de crime. Isto não significa que a justiça não possa fazer nada Você deve procurar uma delegacia de polícia e registrar o Boletim de Ocorrência. Para este tipo de caso não dá para fazer o BO pela internet, precisa ir na delegacia mesmo. Tente capturar todas as telas do perfil clonado para fins de prova no futuro. Depois de fazer o BO, você poderá procurar um advogado que certamente lhe ajudará nas decisões jurídicas cabíveis para este caso. É lamentável este tipo de coisa. Creio que está na hora de ser criado uma legislação específica para investigar e punir de maneira mais rápida estes criminosos virtuais.

Luis - Limeira/SP

Atenção: A pergunta e consequentemente a resposta foi sobre o Orkut, uma antiga rede social, mas se aplica às redes sociais do momento, como Facebook, Instagram, Twitter e outras.