icone

Como faço para terminar o 2º ano e o terceiro em casa?

Veja as dicas para quem precisa terminar o 2º ano e o terceiro em casa, estudando pela modalidade de educação de jovens e adultos, o antigo supletivo

 

gostaria de estudar em casa e saber tudo sobre os livros e como será o procedimento obrigado boa noite.

fatima ap dos santos damazio – araraquara

// Respostas

A modalidade de educação a distância já está bastante difundida nos cursos superiores e em muitos cursos livres, mas no que se refere à educação básica que é composta pelo ensino fundamental e pelo ensino médio, ainda não há modelos muito concretos nesse sentido. O EJA ou o antigo supletivo é a modalidade de ensino para aqueles que não concluíram a educação básica no período normal, por isso ela é conhecida como educação de jovens e adultos. Mas esta modalidade de ensino é presencial, embora atualmente ela possa ser feita de várias formas como mostrado a seguir:

Aulas presenciais

Nas aulas presenciais você deverá frequentar uma escola, geralmente estadual, e participar das aulas com outros alunos da modalidade de educação de jovens e adultos, fazer as provas na escola que é obter o seu certificado. Neste caso a única diferença em relação ao ensino regular é que você consegue concluir seus estudos no tempo mais rápido por ser uma modalidade formatada para este fim.

Provão

Para quem não pode ir presencialmente às aulas todos os dias, poderá optar pelas provas da secretaria da educação, em muitos locais chamados de provão, que ocorre geralmente uma vez por ano. Neste caso você deverá estudar em casa por conta própria e ir apenas realizar esta prova. Para saber mais sobre ela que os locais e datas que serão aplicadas, visite o site da secretaria da educação do seu estado.

Supletivo pelo Enem

Por fim temos a opção de fazer pelo Enem, que desde 2010 passou a ser usado também como prova para a certificação do ensino médio. Neste caso você deverá fazer a inscrição para o Enem como qualquer outro e durante a inscrição você deverá informar que deseja usar o resultado da prova do Enem como a certificação do ensino médio. Depois deverá fazer a prova na data normal e com todos os demais concorrentes e se você conseguir pelo menos 400 pontos na prova objetiva poderá solicitar então o certificado de conclusão do ensino médio que é emitido pela secretaria da educação do seu estado ou por outros órgãos autorizados pelo Ministério da Educação.



 

Outras Perguntas Frequentes: