icone

como faço para resgatar os juros cobrados no cheque especial?

como faço para resgatar os juros cobrados no cheque especial, esta correto cobrar juros em cima de juros? devo 10.000,00 (dez mil reais), e sao cobrados juros no valor de 900,00

 

como faço para resgatar os juros cobrados no cheque especial, esta correto cobrar juros em cima de juros? devo 10.000,00 (dez mil reais), e sao cobrados juros no valor de 900,00(novecentos reias todo mês e não diminui o valor. esta correto? como faço para reaver essa quantia?

ciça silva – sao paulo

// Respostas

Se eu entendi bem o que você está questionando é o chamado juros sobre juros, onde o valor dos juros do mês passado é incorporado ao capital e este mês os juros do mês passado passam a fazer parte do capital para gerar valores maiores ainda, certo? Isto é conhecido na matemática financeira como juros compostos onde ao final de cada período os juros são incorporados ao capital, diferente dos juros simples onde o valor resultante dos juros cobrados só são incorporados ao capital no final do financiamento ou  prazo pré-estabelecido. A modalidade de juros simples é bastante incomum nos dias atuais.

No caso do cheque especial eles usam a modalidade composta e este processo é legal, embora para o correntista não seja uma alternativa muito interessante. Não posso afirmar com certeza, mas acredito que neste caso não há o que resgatar ou exigir ressarcimento do banco, pois este é o modelo que eles usam para todos os correntistas que fazem o uso do cheque especial. O que precisa ser visto é se não há cobranças abusivas.

Uma alternativa é você negociar com seu gerente uma linha de crédito mais barata que o cheque especial, eu já fiz isso para minha empresa, afinal você está pagando 9% a.m que é uma taxa muito alta. Em linhas de créditos alternativas você irá encontrar taxas bem mais econômicas que essa.



 

Outras Perguntas Frequentes: