Como escolher um curso técnico que seja bom e legalizado?

Conhecer os cursos técnicos que existem, buscar informações sobre eles e a área de trabalho, bem como o marcado. Veja como escolher um curso técnico que seja bom e tenha autorização do Ministério da Educação?

Pergunta 1:

Existe alguma estratégia para saber escolher bem um curso técnico que seja bom? Por exemplo: quais os cursos técnicos que existem e em quais áreas do conhecimento? O que uma pessoa precisa avaliar para saber escolher um curso?


Pergunta 2:

Como faço para verificar um curso técnico esta legalizado em uma cidade? Pois estou cursando técnico em enfermagem em uma escola particular ,dizer ser legalizada pelo MEC mas tenho as minhas duvidas. Como faço para pesquisar?

Tais - Paragominas

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Escolher um curso técnico é uma tarefa importante e certamente uma escolhe errada não só trará frustração, como fará uma pessoa perder tempo ou dinheiro, se for o caso. Mas como fazer uma escolha correta baseada em fatores mais objetivos?

Quais os cursos técnicos existentes

A primeira parte é conhecer os cursos técnicos que existem, ou seja, aqueles que são autorizados pelo Ministério da Educação no Brasil. Estes cursos podem ser consultados aqui e estão separados por área o que ajuda muito e permite ter uma visão de todos os cursos da sua área de interesse e assim facilitar o processo de escolha.

A segunda parte é buscar as informações de cada curso que você tenha interesse na escola onde pretende estudar. Informações como o preço (quando aplicável), carga horária, dias da semana em que haverá aulas, grade curricular do curso, entre outros. Com essas informações é possível, por exemplo, comparar um curso com outro e perceber aquele que teria mais chances de dar certo.

A terceira parte é menos objetiva é visa identificar o seu perfil com os cursos disponíveis. Veja o catálogo de cursos e faça, por exemplo, um processo de eliminação, tirando fora aqueles que você não faria de forma alguma. Daqueles que sobrarem, faça uma avaliação sobre cada um deles e pergunte a você mesmo se você gostaria não só de fazer aquele curso, mas também trabalhar naquela área.

Por fim procure informações sobre o mercado de trabalho, como remuneração, demanda de profissionais, condições de trabalho e outras informações. Isto é muito importante, pois muita gente fica encantada com determinado curso, mas as vezes o mercado de trabalho não é bom ou as condições de trabalho não são boas e isto precisa ser levado em conta.


Resposta para a pergunta 2:

Existem vários critérios que uma pessoa pode considerar como sendo legalizado, mesmo no Ministério da Educação escola poderá estar cadastrada mas poderá não ter autorização para ofertar determinado curso e portanto a definição de legalizada por ser um pouco mais ampla. Ministério da Educação disponibiliza um site onde é possível você fazer a consulta de quais escolas estão inscritas no Ministério da Educação para a oferta de cursos técnicos e quais são os cursos que a escola oferece.

O nome do site é Sistec (https://sistec.mec.gov.br/). Neste endereço basta você escolher o estado, depois da cidade e finalmente a relação de escolas daquela cidade que oferecem cursos de nível técnico e estão cadastradas no sistema do Ministério da Educação. Ao localizar escola você poderá também contar quais são os cursos técnicos que essa escola oferece. Se você precisar de alguma informação adicional que não esteja disponível neste site, eu sugiro você ligar no 0800 616161 esse é o telefone Ministério da Educação para atendimento ao público de maneira geral.