Como entrar para o exercito, marinha ou aeronáutica? Documentos alistar-se

Quais os procedimentos para uma pessoa que deseja seguir carreira no exercito, marinha ou aeronáutica? Como entrar para essas instituições e quais os pré-requisitos que uma pessoa precisa ter para seguir carreira na área militar? Quais documentos necessários para se alistar no exército brasileiro?

Uma pessoa ao completar 18 anos de idade precisa se alistar no exército vila marinha ou aeronáutica para servir a nação. Quais os documentos são necessários para uma pessoa se alistar no exército ao completar 17 anos de idade?

Quais os procedimentos para uma pessoa que deseja seguir carreira no exercito, marinha ou aeronáutica? Como entrar para essas instituições e quais os pré-requisitos que uma pessoa precisa ter para seguir carreira na área militar?

// Respostas

O alistamento deve ser realizado por todo jovem brasileiro, do sexo masculino, no período de 1º de janeiro ao último dia útil do mês de junho do ano em que o cidadão completar dezoito anos, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima de sua residência.

Os documentos necessários para fazer o alistamento na Junta de Serviço Militar, são os seguintes:

  • Certidão de Nascimento;
  • Certidão de Casamento;
  • Nacionalização; ou
  • Registro Geral (Identidade).

Lembrando que nem todos os que se alistam são obrigados a fazer o chamado Tiro de Guerra ou o Serviço Militar. O alistamento é obrigatório, mas prestar o serviço depende da seleção que é feito posteriormente.

O modo convencional é por meio do alistamento militar, no Brasil o jovem pode se alistar livremente a partir do dia primeiro de janeiro do ano em que completar 18 anos.

O jovem pode optar por se alistar no exército, marinha ou aeronáutica, e para fazer isto deve dirigir até uma junta militar representante de alguma destas forças no prazo indicado.

A seleção dependerá de diversos fatores, entre eles, o contingente de vagas disponíveis naquele ano, o candidato passa por uma avaliação física e deve estar com a saúde e o IMC  dentro dos padrões considerados normais.

Lembrando o alistamento não é garantia de uma carreira militar, no geral os militares em melhores posições cursaram “academia militar”, ou seja, estudaram no próprio exército, marinha ou aeronáutica e isto lhes garantem melhores chances de conseguir uma carreira militar de sucesso. As academias realizam concursos públicos anuais como processo de admissão e as informações sobre esses concursos estão disponíveis facilmente nos órgãos militares ao qual se pleiteia a vaga.

Outras informações sobre os documentos necessários, o alistamento e o serviço militar no Brasil você poderá obter no site do Exército Brasileiro: https://www.eb.mil.br/