Como encontrar impressora na rede e o ip do roteador ou a internet

Para instalar uma impressora que está outro computador é preciso instalar a como impressoras de rede, certo? Como localizar impressora na rede o que é preciso fazer no Windows para sua localização e posterior instalação?

Pergunta 1:

Para instalar uma impressora que está outro computador é preciso instalar a como impressoras de rede, certo? Como localizar impressora na rede o que é preciso fazer no Windows para sua localização e posterior instalação? Aproveitando, como faço para encontrar o ip de um roteador que uso na minha casa como localizar meu ip na internet?


Pergunta 2:

Em muitos casos quando tento imprimir numa impressora e simplesmente não imprime? Por que ela não quer imprimir sendo que em outros hora certa imprimir normalmente? Quais os motivos para a impressora não funcionar corretamente?


Pergunta 3:

As impressoras chamadas multifuncionais parecem ser uma boa alternativa por ter várias funções em um mesmo aparelho como a função de impressora, de copiadora como as máquinas de Xerox e de scanner para digitalização de documentos, por exemplo. Esses modelos multifuncionais como os da HP funcionam bem para todas as funções acima descritas ou existem problemas para o uso em cada um deles? Vale a pena comprar esses modelos?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Para encontrar o IP do roteador de internet interno, seja ele wi-fi ou roteador com fio, basta você rodar o comando ipconfig na linha de comando do Windows. Execute o comando procurar (Windows+R) ou Iniciar -> Procurar e digite CMD. Com isso ele irá abrir o prompt de comando do Windows. Agora basta digitar ipconfig e será mostrado o IP do roteador.

Para encontrar o IP que seu computador ou o roteador está usando para acesso externo à internet, você poderá consultar no site https:// www.meuip.com.br pois ele mostra qual é o número que foi atribuído ao seu computador ou ao seu roteador para acesso externo ou à internet. Lembrando que este IP poderá ser fixo ou dinâmico, dependendo de como o seu provedor de internet atribui ele para você.

Para encontrar uma impressora de rede você deve entrar em Iniciar -> Painel de controle -> Dispositivos e Impressoras -> Adicionar Impressora. A partir daí o próprio Windows irá localizar a impressora que estiver instalada em seu computador ou que estiver em outra máquina na rede.


Resposta para a pergunta 2:

Existem diversos fatores que podem contribuir para impressora para de funcionar e não imprimir, se ela estava funcionando normalmente e para de funcionar sem nenhuma explicação aparente, é necessário realizar uma investigação para tentar observar onde está o problema. As causas mais prováveis podem ser as seguintes:

Alguma alteração no hardware causou ou interrompeu o contato da impressora com computador, isso pode acontecer por exemplo quando se está fazendo uma limpeza no ambiente e acaba desconectando um cabo ou deixando mal conectado.

Alguma alteração no ambiente do Windows desinstalou ou gerou algum conflito com o driver da impressora. Isto pode acontecer quando fazemos a instalação de outros drivers, quando alteramos alguma coisa no sistema operacional e até quando o Windows faz por exemplo uma atualização automática. Este último caso é mais raro, mas não impossível de gerar um possível conflito.

Problemas na própria impressora como cartuchos danificados ou queimados podem modificar o comportamento da impressora. Então o fato da impressora não imprimir de fato requerer uma investigação mais aprofundada para conhecer o real problema.


Resposta para a pergunta 3:

Funciona bem em quase tudo e acredito ser uma das melhores alternativas para uma pequena empresa, para um profissional qualquer ou para uso doméstico. Tenho uma multifuncional da HP – modelo Deskjet F4480 e não posso reclamar dela. Algumas características:

Impressora. A impressão é boa e tem ótima qualidade. Peca um pouco na manutenção de cartuchos que as vezes não funciona bem quando você troca o cartucho, principalmente se ele for recondicionado. Mas são casos isolados e não dá para generalizar.

Scanner. Funciona super bem e dá para digitalizar para o formato de imagem JPG ou PDF que é um ótima alternativa para digitalização de documentos, por exemplo. A bandeja não é grande e dá para digitalizar apenas folhas no tamanho A4 para baixo. Se você precisar de fazer a digitalização de papel maior terá de optar por uma copiadora profissional.

Copiadora. Segue a mesma característica do scanner descrito acima, ou seja, por usa a mesma bandeja ela só consegue copiar até o tamanho A4, ficando de fora os papeis com tamanho superior a estes. Pelo menos esta é a característica deste modelo da HP que citei acima.

Conclusão

Como disse no início, vale a pena comprar uma multifuncional sim para uso doméstico, profissional ou em uma pequena empresa. A HP é referência em impressoras e parece estar saindo muito bem com a integração do scanner e copiadora em um mesmo produto.


Comprei uma HP Deskjet Ink Advantage 4625 ( Print/ Fax/Scan/Copy) em fevereiro de 2014. achei que estava fazendo uma excelente compra!!! Mas que engano!!!! Já após ser instalada dentre os padrões do manual de acompanhamento da mesma, descobri que inúmeras folhas foram inutilizadas pois as mesmas eram" atoladas" pela MÁQUINA!O problema não foi solucionado mas apresentou uma leve melhora, porém continuam as folhas saindo amassadas e com a impressão " borrada".Estou super insatisfeita!!! A assistência técnica é em Santos e tenho que levar todo o equipamento o que se torna um transtorno!

A impressora é grande e super barulhenta!!!!E a instalação do fax é bem complicada!!!Portanto, evitem tal compras!!!

Eliane Costa - Guarujá