Como e onde fazer eliminação de matéria em São Paulo?

Veja as informações de como eliminar matérias em São Paulo. Veja as principais informações e orientações necessárias para quem vive na cidade de São Paulo.

Pergunta 1: Terminei o fundamental e gostaria de concluir o mais rápido possível o ensino médio fui atras de vagas nas escolas mas não tive sorte de consegui por favor se possível me ajude, obrigado.

Cristina - Itaquera São Paulo


Pergunta 2: Preciso concluir o ensino fundamental, como fazer para concluir por eliminação de matérias? tenho 16 anos e não conclui a 5. série. Gostaria de saber onde encontrar esse tipo de solução, desde que seja reconhecido pelo MEC

Maria Graça Marques - São Paulo/SP


// Respostas

Resposta a pergunta 1: No estado de São Paulo a Secretaria Estadual de Educação trabalha com duas modalidades de ensino supletivo, uma presencial e uma semipresencial. Na modalidade presencial você deverá ir a escola 4 dias por semana e cumprir o calendário letivo normal. Já modalidade semipresencial você vai até um dos CCEJA que são os Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos, o atendimento é individualizado, a presença do aluno é flexível, sendo obrigatório o comparecimento às avaliações parciais e finais, bem como o registro de, pelo menos, 1 comparecimento por mês para desenvolvimento das atividades previstas para cada disciplina

Para entender melhor como funciona a modalidade semipresencial e o CCEJA, veja esta seção de perguntas e respostas no site da Secretaria da Educação:

https://faq.edunet.sp.gov.br/faq.asp?pesq=1&intCodassun=26&intClass=26&intAgrup=26

Enem

Já que a sua necessidade é concluir apenas o ensino médio, outra alternativa seria o ENEM, uma vez que ele pode ser usado para certificação do ensino médio. Neste caso ao fazer a inscrição para o Enem você deverá informar que deseja usar a nota da prova para certificação (conclusão) do ensino médio.

Atualização (ENEM)

Na verdade a informação acima sobre o ENEM não é mais válida, uma vez que o Ministério da Educação tirou esta possibilidade e agora a alternativa é pelo ENCCEJA, cujas informações podem ser acessadas através do site oficial: https://inep.gov.br (acesse a opção: Educação Básica e depois Encceja.

Resposta a pergunta 2:

Acho que no seu caso a melhor coisa a fazer é procurar uma escola estadual mais próximo de sua casa que ofereça a educação de jovens e adultos, o EJA. Você pode consultar essas escolas no site da Secretaria Estadual de Educação, através do seguinte link:

Uma vez identificado você deverá ir até a escola para saber que alternativas você tem diante do que você já estudou e do que falta estudar. Há casos e casos e ninguém melhor que eles para avaliar e mostrar a alternativa mais indicada para atender melhor sua necessidade. Acredito que uma vez que você possa comprovar através do histórico escolar que você já tenha estudados as matérias dos anos anteriores, seja possível fazer apenas o que resta e esteja previsto no calendário escolar, mas como acabei de afirmar é necessário analisar o histórico escolar e para isso é importante você ir a escola para esta análise.

Outras respostas


Por favor, moro na região de parelheiros, preciso concluir o ensino médio com uma certa urgência. Onde encontro um cceja perto da minha região para terminar o ensino? Por favor é urgente!

Maria Costa - São Paulo


Tenho vontade de terminar o enino fundamental e em seguida o ensino médio, para poder participar de algum concurso público. Os correios estão dando oportunidades de ótimos ganhos. eliminação de matérias seria o ideal, pois parei na 8ª série do ensino fundamental. sem contar que sem ter pelo menos o ensino médio, a gente não consegue nada hoje em dia

Joseilda Ferreira - São Paulo