Como atualizar carteira de trabalho? Existe CTPS digital?

Como proceder para atualizar uma carteira de trabalho, como alteração de salário, mudança de função na empresa, atualização de endereço, foto mais atual, entre outras alterações necessárias? Onde devo ir para fazer essas alterações na CTPS?

Como proceder para atualizar uma carteira de trabalho, como alteração de salário, mudança de função na empresa, atualização de endereço, foto mais atual, entre outras alterações necessárias? Onde devo ir para fazer essas alterações na CTPS?


Pergunta 2:

Tirei a carteira há três anos e ela ainda estava em branco. Acho que a foto descolou e não consigo encontrá-la. Vou ter que tirar outra carteira por causa disso? Em quais lugares terei que ir?

Alana - São Paulo - SP


Pergunta 3:

Se depois que perde a carteira, perde os registros então quando eu for para um novo emprego com uma nova carteira, não tem como meu novo patrão saber sobre meus empregos anteriores,mas quando nossa carteira é assinada ñ fica registrado no, sei lá? em algum lugar tem q ficar registrado que agente trabalhou naquele lugar. Por favor me responda.

Vanessa Barbosa Cabral - rio de janeiro

// Respostas

Isto depende do tipo de atualização que se pretende fazer na carteira de trabalho. No caso de alteração de salário, mudança de função ou ainda outra informação relacionada atividade profissional que você está exercendo, deve ser feito pela própria empresa e portanto a carteira de trabalho deve ser entregue no departamento de recursos humanos para as devidas providências de anotações.

Outras alterações como mudança de foto não tem necessidade de ser feita e se houver necessidade somente a autoridade designada pelo Ministério Trabalho é que poderá fazer, mas normalmente as únicas alterações que são feitas na carteira de trabalho são aquelas relacionadas à atividade profissional que você está desenvolvendo. São registros como alteração de salário, anotação de férias, mudança de função demissão, admissão outros atividades diretamente relacionadas ao trabalho. Como explicado acima nesses casos cabe a empresa fazer as alterações.


Resposta para a pergunta 2:

Alana. Acho que você não precisará de tirar outra carteira só por isso não. Como você está em São Paulo, recomendo que vá ao Poupa Tempo. Certamente eles resolverão na hora. Veja no link, o Poupa Tempo mais próximo de sua casa. Se quiser poderá também ligar lá: 0800 772 36 33 Confirme quais sãos os documentos necessários e os horários mais adequados para o seu atendimento, OK?

Encontrei no site do site do Ministério do Trabalho este link onde consta todas as informações necessárias. Para saber onde tirar a segunda via, acesse esse link e escolha o seu estado.

CTPS Digital

Desde 2019 a carteira de trabalho no modelo físico deixou de ser obrigatório e o que existe agora é uma espécie de carteira de trabalho digital, que na verdade é apenas a centralização dos registros de trabalho em uma plataforma digital onde o usuário poderá acessar via internet ou celular.

Não há perda de dados ou registros antigos. Tudo está preservado, apenas a mudança ocorrerá em função do não registro físico, ficando agora tudo no digital.

Luis - Limeira/SP


Resposta para a pergunta 3:

Vanessa. A carteira de trabalho é antiguíssima e as leis trabalhistas também. Naquela época não havoa computadores e por isso historicamente as informações das carteiras de trabalhos ficam nas carteiras de trabalhos. Não sou especialista em leis trabalhistas ou direito do trabalho, mas se você perdeu a carteira e quer recuperar os registros que ela tinha terá de procurar o Ministério do Trabalho para obter as orientações de como fazer isso, se é que exista essa possibilidade. Se os registros anteriores somarem muito pouco tempo e não significarem muito, creio que o melhor é partir para uma carteira nova.

Luis - Limeira/SP