Como acessar e comprar em sites estrangeiros ou de outros países?

Quais as diferenças entre os sites brasileiros e de outros países para acesso de informação e especialmente para a compra online? O que muda de impostos, entrega e forma de pagamento, por exemplo?

Pergunta 1:

Quando navegamos na internet pelos diversos sites, seus endereços ficam registrados nos navegadores que foram usados, como o Google Chrome e Internet Explorer? Se sim, neste caso seria possível ter acesso ao histórico que esses sites produziram para fins de consulta do que foi acessado?


Pergunta 2

Comprar pela internet é uma maneira fácil de encontrar os produtos que às vezes não temos próximo de nós em lojas físicas. Mas como comprar de sites internacionais como os sites americanos já que nesses casos a moeda utilizada é outra e como eles fazem para enviar esses produtos para nossa que no Brasil?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O procedimento para acessar sites estrangeiros é exatamente o mesmo daquele usado para acessar sites locais ou aqui no Brasil. Tecnicamente não há diferença entre uma coisa e outra, pois a internet é global e os recursos são compartilhados da mesma forma em todos os países.

O que existe de diferente são os endereços dos sites também conhecidos como domínios e neste caso existe uma rígida classificação por países e ainda os domínios conhecidos como internacionais ou que não estão associados a nenhum país específico. Desta forma considere o seguinte:

Domínios registrados por países:

.br – Brasil. Todos os domínios ou endereços terminados por .br, como: uol.com.br, perguntaria.com.br, etc

.ar – Argentina

.es – Espanha

.pt – Portugal

.us – Estados Unidos da América

.jp – Japão

.uk – Reino Unido / Inglaterra

.fr – França

.ca – Canadá

Entre outros

Domínios internacionais

.com, .net, .org, etc.

Nesses casos, boa parte dos grandes sites utilizam as terminações internacionais como endereço principal e depois as terminações regionais ou de cada país para os sites específicos. Um bom exemplo é o Google, que utiliza o .com como o site principal e a versão americana e depois os exemplos regionais, como google.com.br, google.es, google.pt, etc.


Resposta para a pergunta 2:

Comprar em sites internacionais como os sites americanos é basicamente a mesma coisa que comprar em um site aqui no Brasil, isto se considerado do ponto de vista técnico e funcional, mas há algumas diferenças e certas características que precisam ser levadas em conta quando comprar lá fora pela internet.

Idioma

O primeiro item é que esses sites estão em inglês e portanto você precisará conhecer um mínimo deste idioma par saber o que está comprando e como será feito todo o processo da transação da venda.

Pagamento

O pagamento geralmente é feito em dólar, especialmente para sites americanos, mas poderá ser Euro ou outra moeda dependendo do país do site. Além disso o pagamento deverá ser feito com um cartão de crédito internacional ou através do Paypal que é um sistema de pagamento mundialmente usado, contudo para usar o Paypal você precisa primeiro criar uma conta lá e para isso precisará de um cartão de crédito internacional.

Entrega

A entrega geralmente é despachada pelos serviços de correios dos países envolvidos, mas antes de fechar a compra é bom verificar se aquele site faz a entrega daquele produto que você pretende comprar para o Brasil.

Impostos

Quando você compra lá fora terá de pagar o imposto brasileiro que tiver incidência sobre aquele produto aqui no Brasil, portanto, não se empolgue muito com o preço lá fora, pois quando entrar em terras brasileiras você terá de pagar a parte do governo, popularmente chamada de impostos.