icone

Celular é permitido na prova do ENEM. O que mais é proibido?

É verdade que na prova do Enem é super complicado o uso de qualquer tipo de material além de lápis, caneta e borracha? Por exemplo: telefone celular é permitido ou não?

 

É verdade que na prova do Enem é super complicado o uso de qualquer tipo de material além de lápis, caneta e borracha? Por exemplo: telefone celular é permitido ou não? Calculadora e outros aparelhos como relógios, por exemplo podem ser usados no dia e na hora da prova?

PG – PG

// Respostas

O Enem é hoje a prova mais concorrida do Brasil e ganhou importância demais para a vida de muitos jovens brasileiros que sonham em usar a nota da prova para entrar na faculdade, concluir seus estudos através da certificação do ensino médio e possivelmente outras finalidades. Para garantir que tudo ocorra bem e não haja fraudes ou cancelamento da prova, o Ministério da Educação adota algumas medidas para garantir o bom andamento das provas.

Uso do celular

Um bom exemplo é o uso do celular que pelo regulamento da prova é absolutamente proibido, isto inclui outros aparelhos eletrônicos, como possivelmente relógios com funções muito avançadas. O MEC esclarece ainda que outros objetos não poderão ser usados no local de prova, como lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares e armas de qualquer espécie (mesmo que a pessoa tenha porte ou use para o trabalho no caso de seguranças e policiais).

Celular não pode ser levado?

Pode, mas ele deverá ser desligado e colocado junto com outros objetos proibidos em um porta-objetos que será fornecido na hora da prova. Este porta objeto será lacrado e em caso de tentativa de uso desses objetos o aluno poderá ser eliminado.

Lembre-se que você poderá usar apenas caneta de tinta preta e que seja transparente a parte externa. Tome todo o cuidado pois a prova é alvo de tentativas de fraudes, como vimos em edições anteriores e com isso todos acabam pagando o preço pelas ações erradas de alguns.


Acho isso tudo uma grande humilhação para as pessoas de classe que sopfrem discriminação social, e quando tem uma boa aprovação em uma grande demagoagia dessa o infeliz ao se depara com a realidade de uma instituição universitaria logo desisti, pois os reflexos que ele enfreta na escola publica não convem com a realidade de um universitario.

JOSÉ – São Paulo



 

Outras Perguntas Frequentes: