CBO e sua importância. Significado das siglas CBO, CEP e ABNT?

o que é CBO - CBO é o Catálogo Brasileiro de Ocupações, uma catalogação do Ministério, onde conseguir e qual sua importância para os profissionais e empresas? No Brasil o uso de siglas é bastante comum em vários lugares, embora algumas delas sejam já bastante conhecidas, outras são pouco comentadas e talvez nem todos conheçam os seus respectivos significados.

Pergunta 1:

Minha duvida e como conseguir o CBO e qual a finalidade deste doc. para um exame admissional e porque e importante este doc.

Bom preciso deste para a nova empresa que estou trabalhando

Milaine - Rio de Janeiro


Pergunta 2:

No Brasil o uso de siglas é bastante comum em vários lugares, embora algumas delas sejam já bastante conhecidas, outras são pouco comentadas e talvez nem todos conheçam os seus respectivos significados. Por exemplos, as siglas CBO, CEP e ABNT, quais as definições de cada uma delas?

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

A CBO é o Catálogo Brasileiro de Ocupações, uma catalogação do Ministério do Trabalho onde estão todas as profissões e ocupações reconhecidos pelo Ministério do Trabalho no Brasil. Este catálogo tem inúmeras finalidades como fornecer as empresas um norte na hora da contratação de funcionários para diversas atividades econômicas do país.

Onde conseguir

Você pode conseguir a CBO através do site do Ministério do Trabalho que permiti download atualizado do catálogo onde constará o código da profissão ou da ocupação, o nome e o grupo em que ela está inserida. Acesse este endereço (https://www.mtecbo.gov.br/cbosite) para obter mais informações a respeito do Catálogo Brasileiro de Ocupações de fazer o seu download diretamente do site do Ministério do Trabalho.

Importância da CBO

A importância deste catálogo é para a empresa e seus profissionais que atuam diretamente com o departamento de recursos humanos, administradores ou similares. Para os trabalhadores de outras áreas, eu desconheço alguma importância significativa a não ser o conhecimento da sua própria profissão para fins de consulta, entre outros. Acredito contudo que seja para os profissionais de recursos humanos que ela tenha algum significado mais específico.


Resposta para a pergunta 2:

As siglas CBO, CEP e ABNT referem-se ao catálogo do Ministério do Trabalho, ao código de endereçamento dos Correios e a Associação de Normas Técnicas. Veja abaixo os detalhes:

CBO – Catálogo Brasileiro de Ocupações

É um catálogo do Ministério do Trabalho usado para catalogar as profissões e ocupações no Brasil. Cada profissão tem o seu respectivo código e ele é usado em diversas áreas como na declaração do imposto de renda, nas estatísticas relacionadas ao trabalho, na devida colocação de um profissional em determinado setor, entre outros. Você pode consultar a CBO no site do Ministério do Trabalho através deste link: https://www.mtecbo.gov.br/cbosite

CEP – Código de Endereçamento Postal

O CEP é uma sigla dos correios usada para criar um endereço único e facilmente identificável no Brasil. Ele é composto por um número de 8 dígitos que serve para identificar um endereço específico, seja uma rua ou uma cidade. Nas grandes cidades o CEP é por rua, ou seja, cada rua tem seu próprio CEP, já nas cidades de pequeno e médio porte o CEP é único na cidade.

ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas

A ABNT é uma associação sem fins lucrativos que tem como objeto a normalização e padrões técnicos no Brasil. Ela é muito citada em trabalhos acadêmicos, mas a ABNT não está limitada a normalização e normas para documentos acadêmicos, já que sua atuação se estende a diversas área técnicas no Brasil. Saiba mais sobre a ABNT aqui: https://www.abnt.org.br/