Bacharel teologia com pós-graduação pode dar aulas fundamental e médio?

Teologia é somente para quem quer ser padre ou pastor? Esse tipo de curso estuda o que exatamente? Quais os benefícios para outras pessoas fazerem o curso de teologia, seja ele superior ou mesmo esses cursos livres?

Terminei o curso de bacharel em teologia e estou terminado o curso pós-graduação a docência no ensino superior e quero lecionar fundamental e médio como devo proceder nas escolas públicas do país,é preciso de realizar outro curso,pois tenho desejo realizar o mestrado em ciências da religião este curso me possibilita a ministrar aulas na rede pública autorizado pelo MEC.

NILSON CAETANO MARTINS - QNL 28 VIA 29 CASA 15 TAGUATINGA NORTE BRASÍLIA DF


Pergunta 2:

Teologia é somente para quem quer ser padre ou pastor? Esse tipo de curso estuda o que exatamente? Quais os benefícios para outras pessoas fazerem o curso de teologia, seja ele superior ou mesmo esses cursos livres?


Pergunta 3:

Sou bacharel em teologia, que pós-graduação preciso fazer para lecionar no ensino fundamental ou médio? Ou preciso fazer uma segunda faculdade em uma área específica?

euzanira - apuiarés-ce

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

Até onde eu sei você não poderá dar aulas no ensino fundamental e médio com a formação que você tem. O que acontece é que a sua formação é de bacharelado e não licenciatura que é a graduação exigida para professores que desejam lecionar no ensino fundamental e ensino médio. A sua pós-graduação de formação em docência para o ensino superior e salvo engano ela não o qualifica para a educação básica.

Quando você pretende dar aulas no ensino fundamental e médio é comum eles exigirem o curso de pedagogia para o ensino fundamental e licenciatura na área em que você deseja dar aulas como por exemplo matemática, física, biologia, letras para língua portuguesa, entre outros casos. Pode haver uma exceção no caso de ensino religioso que talvez o fato de você ter o bacharelado em teologia possa sim atender a esta situação, mas não sei dizer ao certo como isso funciona pontualmente. Recomendo você procurar a secretaria municipal de educação da sua cidade ou uma delegacia de ensino estadual para sanar esta dúvida de forma mais completa.


Resposta para a pergunta 2:

Qualquer pessoa poderá fazer um curso de teologia, mas no caso de curso superior é necessário que o aluno atenda os requisitos que são exigidos para qualquer curso de nível superior, como ter concluído o ensino médio e ter sido aprovado no processo seletivo ou vestibular. Já nos cursos livres de teologia é possível o ingresso de qualquer pessoa, respeitando apenas algumas possíveis particularidades de cada instituição.

Quanto a teologia em si, ela é um ramo de estudo que não é específico para padres ou pastores, embora nesses casos ela é obrigatória. Mas pessoas que tem interesse em aprofundar seus conhecimentos sobre Deus e o estudo acerca de Deus poderá fazer o curso sem problemas.

Acredito que ele seja indicado para professores da rede de ensino fundamental e médio, por exemplo, já que este conhecimento poderá ser útil para dirimir dúvidas de alunos, bem como preparar o professor para possíveis aulas de ensino religioso, por exemplo.


Resposta para a pergunta 3:

Para uma pessoa lecionar nos primeiros anos da educação infantil no ensino fundamental é necessário a formação superior em pedagogia, neste caso o curso habilita o professor para trabalhar nesses primeiros anos do ensino fundamental. Para aqueles que desejam atuar nos anos finais ensino fundamental e no ensino médio é necessário a formação específica na área em que pretende lecionar, mas esta formação precisa ser em licenciatura.

Graduação em licenciatura é aquela que confere ao concluinte a possibilidade de atuar como professor no ensino fundamental e médio da rede pública ou particular no Brasil. Se uma pessoa deseja dar aulas de matemática, então ele precisa fazer licenciatura em matemática. Se pretende dar aulas de língua portuguesa, então precisa fazer licenciatura em letras, e assim por diante.

Esta formação precisa ser em graduação e não em pós-graduação. Neste caso como a sua formação é em teologia, mesmo que você faça um curso de pós-graduação em matemática ou outra área específica, creio que não poderá atuar oficialmente como professor nas modalidades acima citada. Contudo eu encorajo a conversar com a secretaria de educação da sua cidade que poderá dar informações mais detalhadas sobre a formação correta para atuação nessas áreas.