Aonde retiro o CRLV? Endereços e telefone do Detran

A retirada de documentos como a CRLV - Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos e outros devem ser feitos presencialmente. Veja os endereços, telefones e outras informações do Detran.

Pergunta 1:

Paguei o licenciamento 2013 no caixa eletrônico, mas como meu endereço mudou não pedi entrega pelo correio. Gostaria de saber os endereços do Detran/Ciretran onde posso retirar o documento.

Fernando - São Paulo


Pergunta 2:

Quando uma pessoa tem um automóvel registrado em seu nome e mudou de endereço é preciso fazer alteração no DETRAN ou não é necessário modificar para um novo endereço da pessoa? Em quais situações do DETRAN pode enviar correspondências para um determinado endereço?


Pergunta 3:

Quais são os telefones dos Detrans – Departamento de Trânsito dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal? Telefones para consulta de informações sobre veículos, multas e outros serviços do Detran.

// Respostas

Resposta para a pergunta 1:

O Detran de São Paulo tem vários postos de atendimento em todo o estado, que pode ser nos endereços do Poupatempo, Ciretrans, Seções de Trânsito, Sede Administrativa, entre outras unidades. Para saber os endereços mais próximos de você recomendo que acesse o site do Detran a través deste link https://www.detran.sp.gov.br/, clique no menu superior em DETRAN e depois clique na opção endereços, ali você terá a relação completa da capital, interior, litoral e grande São Paulo.

Retirada de documentos

Lembrando que a retirada de documentos como a CRLV – Certificado de Registro de Licenciamento de Veículos e outros devem ser feitos presencialmente e munidos dos documentos necessários, como por exemplo, o documento antigo do carro.

Mudança de endereço

Aproveite que você já vai ao Detran e faça a mudança de endereço para correspondência, assim no próximo ano você poderá solicitar o envio do documento pelo correio e ter mais comodidade no recebimento da CRLV.


Resposta para a pergunta 2:

Quando uma pessoa tem um automóvel registrado em seu nome ou endereço desta pessoa está cadastrado no sistema do DETRAN o que é muito importante mantê-lo atualizado, então em caso de alteração de endereço na mesma cidade o mesmo para outra cidade é necessário fazer o procedimento de alteração  visando evitar problemas no futuro. Segundo o DETRAN do estado de São Paulo alteração precisa ser feito em um dos postos de atendimento em todo o estado, este recurso não está disponível pela internet e acredito que o procedimento deve ser similar para outros estados do Brasil, ou seja, você precisa procurar um posto de atendimento do DETRAN para fazer alteração de endereço.

O DETRAN não foi enviada correspondências para o seu endereço regularmente mais em algumas situações ele pode fazer o envio como por exemplo quando você faz o licenciamento do seu automóvel e solicita que a documentação seja enviada pelo correio, neste caso se seu endereço não estiver atualizado o documento do automóvel vai para o endereço antigo, por isso é importante mantê-lo atualizado.


Resposta para a pergunta 3:

Veja abaixo os telefones dos DETRAN dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Paraná. Nos telefones abaixo indicados e nos dos estados competentes a eles, o cidadão poderá tirar dúvidas sobre emissão de documentos de automóveis e condutores de automóveis, bem como obter informações sobre taxas e impostos de veículos,  realizar críticas, tirar dúvidas ou fazer sugestões para a melhoria dos serviços prestados à população.

DETRAN São Paulo:

Capital e cidades com DDD 11: (11) 3322-3333

Interior: 0300-101 3333

DETRAN Rio de Janeiro:

3460-4040 / 3460-4041: Serviços de habilitação, veículos, identificação civil e obter informações.

0800-0204042 / 3460-4042: SAC - Serviço de Atendimento ao Cliente

DETRAN Distrito Federal: 154

DETRAN Minas Gerais: 155

DETRAN Paraná: 0800 643 7373

O DETRAN é o Departamento Estadual de Trânsito, responsável pela organização no trânsito, promovendo a segurança e a cidadania, bem como a educação para o trânsito, registro de veículos e autorização para condutores de veículos automotores. Este órgão é estadual e tem competência de atuação dentro de cada estado. Por exemplo, o DETRAN SP é responsável pelo trânsito no estado de São Paulo, o DETRAN MG é responsável pelo trânsito no estado de Minas Gerais e assim por diante.