icone

Algumas Empresas emitem NF sem carbono. Pode ser prejucicial?

Verifiquei que algumas casas comerciais ao emitir a Nota Fiscal pelo talonário comum, não usam carbono, portanto,não tendo cópias do documento emitido, o que sugere a pratica de irregularidade. Como se pode constatar se esses Documentos estão sendo lançados e, cadastrados junto ao Programa Nota Fis

 

Verifiquei que algumas casas comerciais ao emitir a Nota Fiscal pelo talonário comum, não usam carbono, portanto,não tendo cópias do documento emitido, o que sugere a pratica de irregularidade. Como se pode constatar se esses Documentos estão sendo lançados e, cadastrados junto ao Programa Nota Fiscal Paulista, se eles não registram os dados das vendas? E os prejuizos à Receita e aos créditos de direito do Consumidor, como ficam?

Juraci Luiz – Capão Bnito/Sp

// Respostas

Juraci. Na empresa em que trabalho, prestamos consultoria para alguns clientes que deverão enviar agora os dados das vendas para a Receita Paulista. O procedimento de envio dos dados é feito de forma independente, isto é, a empresa precisa gerar uma listagem (arquivo texto) relacionando não só as notas emitidas, como também uma série de outras informações. O fato da nota ser feito em talão manual e sem carbono, não significa que haverá sonegação, embora o idela é que fosse feito por meios eletrônicos para gerar o seu comprovante. Nesses casos, você deve proceder normalmente, isto é, informar seu CPF e depois acompanhar para ver se aquela compra foi lançado no sistema da Nota Fiscal Paulista. Se não tiver nenhum registro, você poderá entrar em contato com a Receita Paulista para notificar o caso.

Luis – Limeira/SP



 

Outras Perguntas Frequentes: