Vantagens e desvantagens da copa de 2014

Home » Utilidade Pública

Quais são as vantagens e desvantagens que a copa do mundo de 2014 poderá trazer para o Brasil que é o país sede da maior competição do futebol no mundo.

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

O ano de 2014 é muito aguardado pelos brasileiros visto que será realizado aqui o mais importante campeonato de futebol do mundo, a copa do mundo de futebol. Esta competição realizada a cada quatro anos e alternada em países diferentes, as duas últimas competições aconteceram na África do Sul em 2010 e na Alemanha em 2006. Em 2014 será a vez de o Brasil sediar os jogos nesta competição. Mas qual a vantagem ou desvantagem do para o Brasil de ter uma competição tão importante como esta aqui em nosso país? Veja abaixo algumas ideias que podem sugerir que a copa de 2014 seja uma vantagem para o país ou não.

Vantagens da copa de 2014

Como vantagem podemos observar a visibilidade que o país terá neste período, visto que pessoas do mundo inteiro estarão aqui, é mais que isso, estarão aqui a mídia do mundo inteiro, emissoras de TV, jornais, revistas, entre outros veículos de mídia. Esta visibilidade não será só aparente, o país espera que isto possa atrair, por exemplo, investidores que venha conhecer o país e suas características, não só futebolísticas, mas também econômicas. As pessoas que defendem esse tipo de evento no Brasil, geralmente argumenta que será uma oportunidade de se fazer uma grande publicidade do país para o mundo inteiro, evidentemente que toda publicidade tende a gerar algum tipo de resultados, tudo dependerá de como a será feita e como o país será recebido por aqueles que estiverem por aqui e serão responsáveis por mostrar aos seus países de origem o que estão vendo, sentindo, e presenciando no país da copa.

Desvantagens da copa de 2014

Como desvantagens há o enorme investimento em construção de estádios e outras infraestruturas para a copa, boa parte desses investimentos são financiados com dinheiro público e obviamente não é do agrado de todos que o país deixe de investir em saúde, educação e segurança, por exemplo, para investir dinheiros dos impostos em construção de estádios.

É possível acreditar ainda que o país não esteja preparado para transmitir uma boa imagem para o mundo e que esta visibilidade possa ser inclusive negativa. É claro que o mais provável que aconteça é que as cidades e os locais da copa sejam maqueados para tentar transmitir uma boa impressão e o restante do país continue como estava mesmo.

Vantagem ou desvantagem, uma coisa é certa: a copa do mundo provavelmente acontecerá aqui em 2014, os resultados disso veremos depois e aí sim poderemos concluir se todo esse esforço, investimento e expectativa trouxe algum tipo de vantagem ou desvantagem para o Brasil.


Obrigado Serviu muito pro meu trabalho de Escola!!! e eu espero que eu tire nota maxima nesse caso 10 então valeu e muito obrigado mesmo foi muito bom mesmo esse seu texto !!!

Luiz Nelson - recife

Errado na parte que os investimentos para o copa é tirado do cofre público, os investimentos são de parte da FIFA e da CBF, que junto com a colaboração do governo vem construindo os estádios e etc... Mais os investimentos como pavimentação das ruas, passarelas, é de responsabilidade do governo estadual com a colaboração do governo Federal, que isso é uma coisa muito boa, com isso melhora a segurança, infraestrutura das cidades, educação e turismo que trás bastante dinheiro, e com a copa Brasil vem batendo records de turistas com mais de 6 milhões.

Especialista em Comunicação e Mídia - Florianopólis

Bom pode ser que acopa traga lucros e benefícios para o Brasil mais nos brasileiros classe baixa renda estamos sentido na pele a falda de segurança e saúde publica o nosso governo envestio bilhões de dinheiro públicos nos estádios de futebol e esqueceu de nos brasileiros isto e uma vergonha aonde vamos chegar em senhores mais eu acredito na força juventude e vamos mudar esta historia, obrasil vai passar uma baita de uma vergonha temerosa

claudio mores - sao paulo

Muito bom esse site =)... Amei amei amei...

As respostas são objetivas, certas como ocorrido.. Muito bem!!

Gostei.

Ass! Rayne

Pode conta comigoo :)

Muito bem pra quem respondeu e quem fezz :)

Rayne - Franca

Muito bom, tirou minhas dúvidas... Esse site é otimo agora so vou ver as respostas akii!!

Aii que bom agora tenho um site so para pesquisas de escola...

Uma duvida?

1- vocês tira qualquer duvida?Porque tem site que é ruim nisso tira uma ou duas duvidas só...

Frozen U. A. C. - Natal

Esse é o problema esperar pelas consequências depois da copa, e o maior prejudicado? o povo como sempre. Mas oque fazer se o povo não tem voz nem vez.......................

Eliane - Castanhal-Pa

estou fazendo um trabalho em cima deste tema e eu agradeço a quem fez essa publicação parabéns mim ajudou muito certo que tem coisas que eu não concordo mais já que esta ai muito obrigado

joanice - salvador-BA

Copa de 2000 na África ? Céus. Vamos ver se esses irresponsáveis vão saber usar esse evento para ajudar o povo brasileiro, eu queria saber de onde saiu esses bilhoes para um evento desse porte, se essa grana fosse pra hospitais e educação, ia melhorar muito o nosso País.

Israel Rodrigues - São Vicente

enquanto eles estao ai gastando dinheiro com a copa , as escolas estao sem cadeiras , sem computadores ,sem livros que dao para todos os alunos , gente fora a saude que esta uma merda , que dizer so nos hospitais publicos ,e a educacao no brasil e um lixo e isso o que eu acho que em vez de gastar dinheiro na copa deveriam em vestir na educacao ,educacao e lazer . obrigado meu nome e fernanda e tenho 12 anos beijos......

fernanda morais - vitoria da conquista

o texto ficou otimo! Voce deve ter gastado muito tempo para escrever! Quem coloca comentarios ridiculos nao devem pensar nisso, nao devem nem ler. O texto me ajudou muito!!!

Obrigada!

Lina - Itaúna -MG

GOSTEI DO CONTEÚDO MAS HÁ ALGUMAS INFORMAÇOES ERRADAS , MAS ESCLARECI TODAS AS MINHAS DÚVIDAS PARA MINHA APRESENTAR MEU TRABALHO DA ESCOLA ESSA SEMANA OBRIGADO

ANDRÉ - ARAPIRACA

O povo tem sim voz e vez; pois somos nós quem colocamos e tiramos os governantes de nosso pais, se usarmos de consciência, protestaremos contra a copa do mundo no Brasil. pois se não é os impostos dos brasileiros que estão sendo gastos pra isso, é o governo do nosso pais. Um dinheiro que deveria ser aplicado em saúde, pois muitos dos nossos brasileiros morrem num corredor de um hospital público, por falta de atendimento adequado. também milhares de brasileiros sem moradia e milhares e milhares de pessoas passando fome. enquanto isso só alguns se alegram com essa situação,é claro que é os de classe alta que só pensam em se divertir com tudo isso, apesar de saber que quem vai faturar milhões de reais, vai ser o governo, os jogadores de futebol, e a cidade que vai acontecer a copa 2014. Pensem nisto gente! e quando se fala da segurança dos brasileiros! são milhares de brasileiros que morrem todos os dias. por falta de segurança pública. Uma pergunta; NÃO CONSIGO ENTENDER COMO UM GOVERNANTE CONSEGUE TER PAZ VENDO OS BRASILEIROS SOFRENDO DE TODAS AS SORTES DE MALES POR FALTA DE INVESTIMENTO PÚBLICO E FALTA DE COMPROMISSO DE CIDADÃO COM A MAIORIA DA POPULAÇÃO BRASILEIRA.

MARIA DAS GRAÇAS BRAZ DE CARVALHO RODRIGUES - SOCORRO DO PIAUI

Os nossos governantes deveriam ter preparado a populacao para juntos torcermos pelo nosso pais infeslismente tao sido investido recursos q faz falta na educacao ,na saude os bancos e melhores lugares q preocupa nos estadios para acomoda os visitantes estao fazendo falta nos hospitais como macas e leitos com a graca de deus ainda estao encontrando lugares para serem atendidos,ja na seguranca nos resta esperamos uma boa sorye pois de onde menos esperamos e de la q vem....um pais com plena liberdade de exprecao esperando por um dia melhor.

darlene costa - macapa/amapa

Pontos positivos da Copa 2014 para o Brasil

- Por se tratar de evento de grande expressão nacional, o Brasil passa a ser mais conhecido por pessoas de vários locais do mundo. Desta forma, a cultura brasileira poderá ser divulgada amplamente em esfera internacional.

- A Copa do Mundo atrai grande quantidade de turistas para o país, gerando lucro para empresas (principalmente de hotéis e turismo) e empregos para os brasileiros.

- As exigências da FIFA para a realização deste evento, faz com que o país invista em infraestrutura (principalmente de mobilidade urbana) nas áreas próximas aos estádios onde serão realizados os jogos.

- Melhorias em parques, hotéis e diversos tipos de instalações utilizadas por turistas. Após o evento, a tendência é que estas melhorias possam ser usufruídas pelos brasileiros.

- Ampliação e reforma de aeroportos, melhorando as condições para os turistas e também para os brasileiros que utilizam o avião como meio de transporte.

- Aumento de investimentos no país de empresas ligadas direta ou indiretamente ao futebol. Estes investimentos geram renda e empregos no país.

- Se a Copa do Mundo de Futebol for um sucesso de organização no Brasil, a imagem do país no exterior pode melhorar muito.

- Melhorias no sistema de telecomunicações, principalmente internet e celulares, visando atender a alta demanda durante os dias do evento. Estas melhorais serão usufruídas pelos brasileiros durante a após a Copa.

Pontos negativos da Copa 2014 para o Brasil

- Em função dos prazos e burocracias, muitas obras podem ser tocadas rapidamente, diminuindo assim a qualidade das construções.

- O evento inflaciona os serviços, principalmente de hotéis, antes e durante a Copa do Mundo. Mesmo pessoas que não vão assistir aos jogos pagarão preços salgados em diárias de hotéis e serviços nas cidades que serão sedes.

- Se o evento não for bem sucedido, apresentando problemas diversos, a imagem do Brasil no exterior poderá ficar manchada. O Brasil poderá ser visto como um país desorganizado e ineficiente, diminuindo a confiança no país e os investimentos estrangeiros.

- O custo benefício da construção de alguns estádios poderá não ser positivo. Isso porque em algumas regiões do Brasil (principalmente centro-oeste e norte), os estádios poderão ser subutilizados após a Copa do Mundo.

- Dinheiro público usado na Copa do Mundo poderia ser aplicado em áreas em que o Brasil é carente como, por exemplo, saúde e educação. Estes gastos elevados com um evento esportivo que dura poucos dias gera insatisfação em grande parcela da sociedade.

- Diante do elevado volume de recursos financeiros utilizados, principalmente na construção dos estádios, ocorre abertura de mais possibilidades para a corrupção.

Bruno - Piedade do Rio Grande- MG

a copa trará para o brasil varias vantagens o problema que os brasileiros tem uma visão diferenciada sobre isso,pois tendo copa ou não nosso problema não é esse é na realidade a corrupção, pois se eles não fazem nada pelo pais, e com a copa eles terão uma necessidade de fazer já que vamos sediar uma copa , espero que todos entendam esse meu ponto de vista,não só a favor de políticos desviando verbas,mais futebol é cultura é arte se esse dinheiro não fosse paras obras da copa certamente iria para o bolso dos governantes.para aqueles que não esta satisfeito estamos em um ano de eleição podemos fazer a diferença na urna. queremos uma copa sem guerra já que somos o país do futebol , vamos mostrar nossa cultura.

GABRIELA FERREIRA COSTA - cachoeira de pajeú minas gerais

o povo brasileiro precisa entender que os problemas, na saúde educação e de infraestrutura, existiam antes da copa, portanto não podemos misturar as coisas ou poderemos achar que isso de protesto tem motivação de partidos políticos.

a corrupção no Brasil começa por aqueles que vendem seu voto.

portanto vamos cobrar as mudanças de uma forma isenta sem envolver nossas frustrações com uma competição tão importante como a copa de 2014.

João padua de souza - sumaré sp

o problema maior esta no povo nóis sim estamos sendo prejudicados em vez de investir bilhões na copa por que eles não investem bilhões na educação na saúde na proteção

............................ isso é o que eu acho!!!!!!!!! ............................

maria nathalia - pombos pernambuco

Copa de 2000 na África. kkk é 2010.

Cheio de erro de português mais fora isso eu achei que foi bom,gostei.

O ano de 2014 é muito aguardado pelos brasileiros visto que será realizado aqui o mais importante campeonato de futebol do mundo, a copa do mundo de futebol. Esta competição realizada a cada quatro anos e alternada em países diferentes, as duas últimas competições aconteceram na África do Sul em 2000 e na Alemanha em 2006. Em 2014 será a vez de o Brasil sediar os jogos nesta competição. Mas qual a vantagem ou desvantagem do para o Brasil de ter uma competição tão importante como esta aqui em nosso país Veja abaixo algumas ideias que podem sugerir que a copa de 2014 seja uma vantagem para o país ou não.

lucas - Niterói

Prezados. Para mim, o governo faz muito bem em destinar parte da arrecadação dos impostos para auxiliar na construção dos estádios e realização da copa do mundo no Brasil. Primeiramente, porque nosso sistema econômico é o capitalismo, precisamos investir no turismo e comércio em geral. Ou seja, entrará muito dinheiro de estrangeiros no país. Também o governo arrecadará MUITO dinheiro provenientes de impostos sobre produtos industrializados e serviços prestados durante a copa. Citarei alguns: Impostos sobre a contrucao de hotéis para a copa, impostos sobre a receita bruta obtida com os jogos, impostos sobre ingressos para a copa, impostos sobre a venda de passagens aéreas e terrestres, impostos sobre sobre aumento de venda de televisores durante a copa, etc etc e etc. Ou seja, entrará muito dinheiro para os cofres públicos, que posteriormente, retornarão em educação e saúde. Para mim, não adianta investir o dinheiro em hospitais e escolas, porque o sistema não se mantém apenas com a construção civil, e sim com a contratação de pessoas, isto sim custa muito mais caro que a construção de estádios. Não é tão simples como vocês imaginam. Além do mais, depois da copa do mundo, os estádios continuarão sendo usados para jogos ou shows, não importa. E sobre a receita de qualquer um desses eventos, gera impostos, aumentando os ganhos do governo ao longo de décadas e décadas. Para refletirem.

Fernando - Pelotas

Valeu!

A professora de Ensino Religioso está fazendo um trabalho com a minha turma, eu não estava tendo cabeça pra pensar em que vantagens ou desvantagens iria colocar no trabalho.

O único problema é que as vantagens de investidores é um pouco desagradável, pois a nossa Presidente estará ganhando dinheiro e não irá investir na educação ou na saúde pública.

Eu todo o país o índice de educação é zero, e a saúde esta em último lugar; hospitais estão com pacientes nos corredores, isso ainda é o de menos. Tem pessoas morrendo por causa da precaridade de limpeza ou cuidados médicos.

Melissa Santos - VITÓRIA

Clique Aqui e Faça uma nova Pergunta



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade