Vale a pena faze faculdade a distância - EAD?

Home » EAD - Educação a Distância

Diante das inúmeras opções de cursos superiores que temos hoje, fica uma pergunta: Vale a pena faze faculdade a distância - EAD? Ou seja, vale a pena trocar um curso presencial por um a distância? A qualidade, conteúdo e outros itens do curso são os mesmos?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Esta é uma dúvida bastante comum entre as pessoas diante da educação a distância. Estudar pela internet ou através de videoaulas soa como informal ou de pouco valor, mas a questão não pode ser analisada apenas desta forma e portanto vale a pena fazer faculdade a distância sim, mas desde que alguns princípios sejam adotados, como veremos abaixo:

Vale a pena se você for autodidata

Ser autodidata ou estar disposto a assumir uma postura autodidata é um dos princípios inegociáveis para o sucesso em uma faculdade a distância. Por autodidata entende-se a pessoa responsável por aquilo que ouve, lê ou vê e a torna isso como objeto de aprendizagem sem precisar de alguém o instruindo como em um passo a passo. É a pessoa que lê e entende o que leu, vê e entende o que viu, ouve e entende o que ouviu.

Vale a pena se você for esforçado

O esforço é importante e para estudar, seja lá qual for a modalidade é fundamental também. Estudar a distância requer esforço dobrado pois é preciso ler, escrever, assistir aulas online e dependendo do curso terá de fazer muitos exercícios e trabalhos extras que irão concorrer com suas atividades do cotidiano.

Vale a pena se você souber interpretar

Como dito no primeiro tópico, a interpretação é parte daquilo que chamamos de uma pessoa autodidata. Interpretar é a base de qualquer processo de educação. Este item preocupa bastante pois como os brasileiros tem pouco o hábito da leitura, isto leva a crer que a interpretação pode ser falha. A leitura ajuda a desenvolver a interpretação. O que você entende quando lê um artigo em um site ou em um jornal, revista ou outro meio?

Vale a pena se você tiver tempo

Como dito no segundo tópico o esforço depende de tempo ou da disposição para encontrar tempo para estudar. Uma pessoa que tem dois empregos e cuida da família teria muita dificuldade para encontrar mais tempo para dedicar-se a uma faculdade a distância. Sem tempo não há como estudar e se estudar, não fará bem. Então se você não tem tempo disponível, pense de que forma poderá consegui-lo.

Vale a pena se você entrar no curso certo

Por último é preciso pensar se você escolheu o curso certo, pois mesmo em uma faculdade presencial a escolha do curso determinará de alguma forma a qualidade e aproveitamento dele. Na faculdade a distância isto não é diferente, então analise as alternativas de curso superior na modalidade a distância e veja qual deles é o mais indicado para o seu perfil.

Veja o vídeo com uma entrevista sobre a educação a distância - EAD:


Clique Aqui e Faça uma nova Pergunta



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade