Qual é o supletivo ensino fundamental e médio do governo federal?

Home » EJA - Educação de Jovens e Adultos

O supletivo é responsabilidade de quem, do município, do estado ou do governo federal. Existem programas de certificação de jovens e adultos do governo, tipo um supletivo ensino fundamental e médio do governo federal?

PG - PG


// Melhor Resposta

Hoje no Brasil encontramos o ensino supletivo nas três esferas de governo público no Brasil, use, ou seja, municipal, estadual e federal. O governo federal, por exemplo, atua na educação de jovens e adultos através de dois programas de certificação para quem não concluiu a educação básica do ensino médio ou do ensino fundamental. O estado eu os municípios atuam mais em programas de educação para jovens e adultos voltados à formação e certificação, ao contrário do governo federal que atua apenas na certificação.

As duas certificações para o ensino supletivo ou EJA, como é mais conhecido atualmente são o Encceja para o ensino fundamental eu o Enem para o ensino médio.

Encceja

O Encceja é um programa do governo federal para certificação de alunos que não concluíram o ensino fundamental na idade ideal, este programa ocorre geralmente em parceria com as secretarias estaduais de educação e outros órgãos, sejam eles estaduais, municipais e também federais. Esta prova acontece geralmente uma vez por ano e as informações como data, locais onde as provas serão aplicadas e outras informações podem ser obtidas diretamente no site do Encceja.

Enem

O segundo programa do governo federal voltado para certificação de jovens e adultos é o Enem, embora ele tenha sido criado para outro fim, desde 2010 ele passou a ser usado também para certificação de pessoas que não concluíram o ensino médio. Desta forma ele serve também como uma espécie de supletivo. Para fazer o Enem com o objetivo de obter a certificação do ensino médio, o candidato deverá realizar a inscrição para prova e no ato da inscrição informar que deseja usar a nota do Enem para a certificação do ensino médio. Depois ele deverá fazer a prova na data especificada e deverá conseguir pelo menos 400 pontos na prova objetiva e 500 pontos na redação. Para saber a data da prova no próximo Enem, bem como obter mais informações para inscrição, você pode acessar o site do Enem.

Perguntaria -



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade