Qual a diferença entre latitude e longitude?

Home » Ensino Fundamental

O que é latitude e longitude e como podemos entender esses dois termos. Qual a sua história ou quem definiu esses termos e começou a usá-los na prática. E hoje, qual o significado desses termos e sua aplicação na prática?

[ Quero Responder ]

PG - PG


// Respostas

Estas medidas foram criadas para os navegantes se orientarem diante do mapa do mundo. Para que os primeiros exploradores soubessem onde estavam, eles precisavam se orientar dentro do mapa de acordo com linhas do mapa imaginárias mas que ajudam aos navegantes a terem uma boa ideia de onde estão localizadas. Hoje é possível saber exatamente onde se está no mapa usando as medidas de latitude e longitude.

Longitude

Foi traçada uma linha no meio do globo de vai do norte ao sul chamada de meridiano de Greenwich. A longitude está relacionada com esta linha vertical e se mede em em graus. Tais medidas variam entre 0º e 90º para Leste ou para o Oeste. Olhando de frente para o mapa, veremos uma linha cortando a folha.

Latitude

Outra linha que ajuda as pessoas a se orientarem é a linha do Equador, que corta o globo nos mapas na horizontal. A latitude é a linha que mede a distância em graus até o meridiano de Greenwich. Já a longitude mede a distância, também em graus, até a linha do equador de qualquer ponto da terra.

Hoje essas medidas são usadas em larga escala na aviação, navegação, no GPS, em aplicativos na internet que usam mapas, como o Google Maps, entre tantos outros.


Clique Aqui e Faça uma nova Pergunta



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.
Se o objetivo for fazer uma pergunta, clique aqui

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


Digite os números abaixo:


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade