Qual a diferença entre latitude e longitude, ocidente e oriente?

Home » Ensino Fundamental

Para se orientar bem em um espaço é preciso entender a diferença entre latitude e longitude, ocidente e oriente. Tais medidas de orientação são necessárias para navegantes, mas também para praticantes de ecoturismo e quem não conhece uma região e deseja partir em uma expedição exploratória.

PG - PG


// Melhor Resposta

Latitude e longitude

Estas medidas foram criadas para os navegantes se orientarem diante do mapa do mundo. Para que os primeiros exploradores soubessem onde estavam, eles precisavam se orientar dentro do mapa de acordo com linhas do mapa imaginárias mas que ajudam aos navegantes a terem uma boa ideia de onde estão localizadas. Hoje é possível saber exatamente onde se está no mapa usando as medidas de latitude e longitude.

Foi traçada uma linha no meio do globo de vai do norte ao sul chamada de meridiano de Greenwich. A latitude e longitude está relacionada com esta linha vertical e se mede em em graus. Tais medidas variam entre 0º e 90º para Norte ou para Sul. Olhando de frente para o mapa, veremos uma linha cortando a folha.

Outra linha que ajuda as pessoas a se orientarem é a linha do Equador, que corta o globo nos mapas na horizontal. A latitude é a linha que mede a distância em graus até o meridiano de Greenwich. Já a longitude mede a distância, também em graus, até a linha do equador de qualquer ponto da terra.

Oriente e ocidente

Outras medidas que podem orientar a navegação na terra e localizar ilhas e locais remotos são a de oriente e ocidente. Esta é uma divisão do globo em duas partes: a superior e a inferior. Na superior temos o oriente e continente oriental. Na parte inferior temos ocidente ou continente ocidental.

Esta classificação costuma ser usada em estudos artísticos e históricos também. Isso porque a parte oriental do mundo é conhecida como velho mundo e por isso tende a ser chamada de mais antiga. A ocidental é a parte mais nova, mais moderna. Em se tratando de valores morais e costumes culturais, a parte mais antiga do mundo, a oriental, é conhecida como mais nova. Sabemos que não é bem assim, pois o continente ocidental possui povos tão antigos quanto os orientais ou até mais antigos, mas esta foi uma nomenclatura usada para estudo que perdura até hoje nos livros de história.

Fonte: Brasil Escola e Wikipédia

Perguntaria -



// PERGUNTAS RELACIONADAS


Responder / Comentar

Para responder ou deixar um comentário, preencha os campos abaixo é clique em Enviar.

Digite seu nome:


Digite seu email: (ele não será divulgado)


Cidade:


Resposta / Comentário: (respostas ou comentários inadequados serão excluídos)


 

2013   //   Perguntaria   //   Política de Privacidade